O primeiro dia do Congresso Nacional de Natureza, Turismo e Sustentabilidade - Conatus 2011 é marcado por troca de experiências de outros países como Nova Zelândia, Peru e África do Sul. Após a abertura, na manhã desta segunda-feira (24.10), no Centro de Eventos do Pantanal, os 500 participantes puderam acompanhar várias palestras e participar de debates para troca de experiências sobre o turismo de natureza.
O pontapé foi dado pela secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Teté Bezerra, que frisou a parceria entre a Sedtur, Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Fundação Neotrópica e Sebrae na realização de um dos maiores eventos de discussão da sustentabilidade como forma de preservar as belezas naturais que Mato Grosso usando exemplos de sucesso de outros estados e países.
"Precisamos cuidar das nossas belezas, mas para isso, é preciso saber por onde começar. Neste primeiro dia vamos ouvir experiências da Nova Zelândia, Peru e África que possuem belezas exóticas e exploradas com sustentabilidade", destacou a secretária de Turismo.
A primeira palestra proferida por Liane Ingberman destacou o turismo de natureza explorado pela Nova Zelândia, que representa 1/3 do Produto Interno Bruto - Bid, do país. Ela ainda frisou que assim como na Nova Zelândia, que projeta para 2014 mais de 4 milhões de turistas em busca de turismo de aventura, o país possui a melhor infraestrutura de segurança no segmento.
A segunda lição de experiência foi do Peru. O professor Jorge Chaves, da Universidad La Molina, que além de destacar as belezas naturais do seu país, elencou as experiências de sucesso onde a preservação é a principal meta. "O turismo de natureza cresce cerca de 20% ano no mundo, portanto temos o compromisso subordinar o turismo a conservação ambiental. Sem isso vamos destruir as belezas naturais que ainda existem no mundo. Redução do impacto ambiental tem que ser meta dos governos", frisou o professor.
A terceira e última palestra da manhã o tema foi África, proferida por Pedro da Cunha e Menezes, do Consulado Brasileiro na Cidade do Cabo, na África do Sul.
O congresso segue a tarde com casos de sucesso no Brasil, como o Hotel de Selva Cirstalino, que fica em Alta Floresta e o Sesc Pantanal, ambas reservas particulares de preservação natural.
O Conatus termina nesta quinta-feira com as visitas técnicas e mini cursos.
Para mais informações e programação do Congresso no www.conatus.org.br