A conclusão das obras da MT-040, a chamada Estrada Verde, que liga Rondonópolis a Cuiabá através do Pantanal, criará uma importante alternativa para o fluxo de veículos entre as duas cidades. A rodovia também ajudará a fomentar o turismo na região e será um dos legados das obras da Copa de 2014 para o Estado de Mato Grosso.
Em entrevista à Rádio CBN, o deputado federal Wellington Fagundes, parlamentar representante da região Sul, explicou que a distância percorrida no novo trajeto é a mesma que o percorrido na BR-364, só que escapando da serra de São Vicente.
A MT-040 será uma estrada parque apenas para o tráfego de carros pequenos. Ela servirá como uma alternativa de percurso durante as obras de duplicação da BR-364, melhorando o fluxo de automóveis. “É importante ter mais uma via, até mesmo para promover o turismo, pensando que nós vamos ter um grande evento que é a Copa do Mundo”, assinalou o deputado.
Além de passar por uma região de forte apelo turístico, que é o Pantanal, a MT-040 passa pela Colônia de Mimoso, o lugar em que nasceu o Marechal Candido Mariano Rondon, o patrono das telecomunicações do Brasil. Além de destacar o ecoturismo, a estrada ajudaria o turismo histórico em Mato Grosso.
Para o deputado Wellington, são essas obras que ficam como legado para a Copa de 2014. Sendo uma obra que liga Cuiabá até o Rondonópolis, este legado não ficará apenas para a população da Capital, mas também para os moradores do interior do Estado.
De acordo com o secretário adjunto de transportes da Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu), Alaor de Paula, a construção da estrada está dividida em três trechos. Destes, dois já estão em fase final de execução, e o terceiro trecho que vai de Brejinho até Mimoso já está licitado.
ROTA DA INTEGRAÇÃO
Na manhã deste sábado (22.10), o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, lidera uma expedição pela MT-040 - a Rota da Integração 'Estrada Verde' que sai do município de Rondonópolis até Mimoso, em Santo Antonio de Leverger, passando pelo Pantanal. A participação de pelo menos 120 pessoas em cerca de 40 caminhonetes traçadas é esperada na expedição, que terá início às 7h no antigo aeroporto de Rondonópolis.
Além do governador, participam da Rota da Integração o deputado federal Wellington Fagundes; o ex-governador do Rotary Clube, Elmo Bertinetti, um dos idealizadores do projeto da rota alternativa pela MT-040; os deputados estaduais Nininho, Sebastião Resende e J. Barreto, vereadores e prefeitos da região, secretários de Estado, secretários municipais, representantes da Associação de Transportadores de Cargas (ATC), Associação Comercial e Industrial de Rondonópolis (Acir), sindicatos da Indústria, imprensa, empresários e entidades de classe.