Página inicial > SEMA > Notícias > Usina Hidrelétrica no Araguaia beneficiará Mato Grosso e Goiás
Publicado: Quinta, 20 de Outubro de 2011, 21h46 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h40 | Acessos: 1160 | Categoria: Notícias
Josi Pettengill/Secom-MTsival_couto_magalhaes_josi_pettengill
Governador conhece projeto da Usina Hidrelétrica de Couto Magalhães

O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, se reuniu na tarde desta quinta-feira (20.10) em seu gabinete no Palácio Paiaguás, com os prefeitos de Alto Araguaia, Alcides Batista Filho, e de Santa Rita do Araguaia (Goiás), Carlos Salgueiro, deputados federal Wellington Fagundes e estadual J. Barreto e vereadores dos dois municípios. No encontro, foi apresentado ao chefe do Executivo estadual o projeto da Usina Hidrelétrica de Couto Magalhães.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Alto Araguaia, Vanderalques de Castro, a usina será implantada no Rio Araguaia, entre os dois municípios. O projeto inicial era “de  grande impacto ambiental e com a proposta de inundação de uma área de 49 quilômetros quadrados”. Em 2002, explica o vereador, o Consórcio ENER-Rede Couto Magalhães ganhou a concessão para explorar a produção de energia e, a partir daí, foram feitos novos estudos, coordenados pela empresa Arcadis Tetraplan, de São Paulo.

“O impacto ambiental foi minimizado e a área do lago reduzida para nove quilômetros quadrados. O projeto está agora no Ibama, em Brasília, aguardando a liberação da Licença Prévia e da Licença de Instalação”, informa o vereador, salientando que a usina poderá gerar aproximadamente 25% da energia consumida pelo Estado.

Para o prefeito de Alto Araguaia, a usina beneficiará diretamente os dois municípios. “Queremos sensibilizar as autoridades de Brasília, pois não há motivos para não realizarmos o empreendimento. O impacto ambiental é mínimo”, enfatiza. Já o prefeito de Santa Rita do Araguaia destacou que a implantação da usina trará benefícios sociais, com aplicação de repasses para a educação, saúde e bem-estar da população ribeirinha.

"Esta é uma luta histórica da população do Alto do Araguaia e de Santa Rita do Araguaia, ou seja, da população do Estado de Mato Grosso e de Goiás”, afirma o deputado J. Barreto, que intermediou a audiência com o governador, salientando que a implantação da usina viabilizará economicamente toda a região do extremo sul do Mato Grosso. “Representa muito para a economia dos dois estados”.

O deputado Wellington Fagundes informou que no encontro com o governador Silval Barbosa foi sinalizada a realização de um trabalho conjunto, entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e todos os órgãos do Governo. “Queremos mostrar a viabilidade e transpor todas as dificuldades e iniciarmos essa obra o mais rápido possível”, finalizou.