Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Fiscalização de Juara flagra extração ilegal de madeira em Nova Maringá
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quarta, 19 de Outubro de 2011, 20h27 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h40 | Acessos: 712 | Categoria: Notícias
DUD Juaraextrao_ilegal_de_madeira_juara
Fiscais localizam área de 372,2 ha de floresta explorada ilegalmente

A equipe de fiscalização da Diretoria da Unidade Descentralizada (DUD) de Juara com apoio de agentes da Polícia Judiciária Civil de São José do Rio Claro flagraram uma exploração ilegal de madeira durante operação realizada na última segunda-feira (17.10), numa propriedade rural localizada no município de Nova Maringá (400 Km a Médio-Norte de Cuiabá).

 Segundo informações do diretor da unidade regional, Joelson Figueiredo Campos, o local explorado ilegalmente corresponde a uma área de 372,2 hectares de floresta.

A extração foi encontrada com base em denúncia registrada na Delegacia de São José do Rio Claro e repassada a DUD de Juara para a fiscalização. A equipe composta por três fiscais da Sema e três policiais civil ao chegar ao local constatou o processo de extração ilegal de madeira pela presença de trilha de arraste, carreadores recentes e tocos de árvores abatidas recentemente, além de várias estradas secundárias que adentravam pela floresta.

No local também foram encontrados um barraco de lona preta, com acomodação para quatro pessoas com objetos pessoais, evidenciando que os infratores foragiram floresta adentro quando pressentiram a chegada da fiscalização.

A propriedade não possui licença ambiental (LAU) ou Cadastro Ambiental Rural (CAR), confirmando a suspeita da ilegalidade da exploração. O proprietário da área foi autuado em R$ 111.660,00 pela extração ilegal, além de ter a área embargada.

“A extração ilegal de madeira além de ser um crime ambiental, provoca sérios impactos de amplo alcance, incluindo a fragmentação do habitat das espécies levando a significativas perdas ambientais”, frisou Joelson Figueiredo Campos.

Além da multa e apreensão dos equipamentos, o proprietário da área onde houve a exploração ilegal da floresta responderá a processo criminal pelos danos provocados ao meio ambiente.

A DUD de Juara, município localizado a 709 quilômetros de Cuiabá, na Região Médio-Norte do Estado, responde pelos municípios de Juara, Porto dos Gaúchos, Tabaporã, Novo Horizonte do Norte e Nova Maringá.

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838