Aumento da produção com sustentabilidade. Esse é o tema abordado por Silval Barbosa no programa Bom Dia Governador, desta segunda-feira (17.10). O chefe do Executivo comemora os números referentes a exportações e importações no Estado, mas lembra que é preciso crescer com responsabilidade ambiental.
As exportações em Mato Grosso, até setembro deste ano, aumentaram 22,51% - número que segundo o governador deve ser comemorado. Foram mais 8,2 bilhões de dólares no acumulado de janeiro a setembro, mais que o mesmo período do ano passado, quando o acumulado foi de U$ 6,6 bilhões.
Na região Centro-Oeste, Silval afirma que o Estado ocupa o primeiro lugar nas exportações, com 52% do total. Em segundo lugar está Goiás, com 28%; seguido de Mato Grosso do Sul (19%) e Distrito Federal (1%). Já as importações, cresceram 75% em Mato Grosso.
Na avaliação do governador, esse crescimento é resultado da divulgação de Mato Grosso no Brasil e no Mundo, bem como os investimentos em logística. “Isso tem trazido resultados positivos. Nossos produtores têm acreditado e correspondido, investindo em diversas áreas”.
Aliado a esse crescimento econômico, Silval ressalta que é preciso investir em sustentabilidade. Uma das ações desenvolvidas pelo Estado, é a recuperação das margens de rios. Um convênio foi assinado entre Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Ação Verde, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) e Empaer para recuperar Áreas de Preservação Permanente (APP) e as margens dos rios de Mato Grosso. A meta é que até 2020 todos os rios estejam com as margens recuperadas.
Serão mais de cinco milhões de mudas até 2014, principalmente nos rios Teles Pires, Cuiabá e Araguaia e seus afluentes. “A preocupação nossa é manter o crescimento na produção, mas um crescimento com sustentabilidade e responsabilidade e ambiental. Queremos comemorar a cada ano nosso crescimento, mas que possamos ser reconhecidos como Estado produtor que respeita a legislação ambiental”.