Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Primeiro assentamento de portadores de necessidades especiais do Brasil promove desenvolvimento sustentável
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quinta, 06 de Outubro de 2011, 22h19 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h47 | Acessos: 607 | Categoria: Notícias
Marcos Negrini/Secom-MTASSENTAMENTO_DE_DEFICIENTES_MARCOS_NEGRINI
Assentamento tem preocupação com sustentabilidade

O desenvolvimento sustentável é uma das preocupações do primeiro assentamento de portadores de necessidades especiais do Brasil, localizado no bairro Nova Conquista, em Cuiabá.

 Inaugurado no dia 30 de setembro pelo governador Silval Barbosa, o assentamento conta com 25 famílias que participam de palestras orientadas pelo programa de Desenvolvimento Regional Sustentável do Banco do Brasil para a preservação do meio ambiente.

“Existe uma preocupação de nossa parte com o desenvolvimento sustentável. Recebemos instruções para não derrubar árvores, não utilizar produtos orgânicos e deixar de produzir nas áreas verdes”, relatou o presidente do assentamento, Cleyton José Lisboa.

Além da preservação, sete hortas e dezenas de mudas de árvores estão sendo plantadas no local. “Temos uma lagoa perto do assentamento e não promovemos a destruição das áreas próximas, mas sim a plantação”, confirmou o presidente do Conselho de Direito da Pessoa com Deficiência do Estado de Mato Grosso, Mário Lúcio, idealizador do projeto.

O assentamento de portadores de necessidades especiais receberá apoio do Governo do Estado e do Banco do Brasil para a organização da agricultura familiar sustentável. A área possui 50 hectares e todas as casas são adaptadas em função de pelo menos um morador ter algum tipo de deficiência física.

Segundo o governador, a inauguração do assentamento representa responsabilidade ambiental e a inclusão social dos portadores de necessidades especiais. “É uma demonstração de que acreditamos no que eles fazem e produzem. Agora eles possuem a sede para desenvolverem os seus trabalhos de artesanato, além de se preocuparem com o meio ambiente, o que é fundamental”, explicou Silval Barbosa.

Mário Lúcio lembrou que teve a ideia de criar o assentamento para portadores de necessidades especiais em 1999 e o objetivo foi alcançado. “Foi realizado um sorteio para contemplar as famílias que hoje têm uma moradia adaptada e produzem com respeito ao meio ambiente”, finalizou.

Mais informações sobre iniciativas e ações relacionadas ao meio ambiente estão disponíveis no site: www.preservemt.com.br

 
Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838