O último dia de programação do Congresso de Natureza, Turismo e Sustentabilidade - Conatus 2011 (27 de outubro), foi reservado para os minicursos e visitas técnicas.
O objetivo, segundo a organização do evento, é proporcionar aos participantes, uma visão prática de como o turismo pode ser um aliado na conservação do Meio Ambiente.
Os quatro minicursos que serão ministrados durante o evento terão carga horária de 8 horas e foco em temas como a História e situação das Unidades de Conservação no Brasil; Turismo Rural e Empreendedorismo; Normalização no Turismo de Aventura: Sistema de Gestão da Segurança (NBR 15331) e Conceitos básicos da economia da conservação.
As visitas técnicas, que também irão acontecer nesse mesmo dia, serão feitas em três diferentes categorias de unidades de conservação. Os congressistas terão a oportunidade de conhecer a Estrada Parque Transpantaneira, o SESC Pantanal e o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.
O congressista que participar de algum minicurso ou visita técnica receberá certificado equivalente a 8 horas/aula. Os interessados devem fazer a inscrição no momento do credenciamento e pagar uma taxa de adesão. As vagas são limitadas a 40 participantes e serão preenchidas de acordo com a ordem de adesão dos congressistas.
VISITAS TÉCNICAS - Chapada dos Guimarães, Estrada Parque Transpantaneira e SESC Pantanal (incluindo a RPPN), são os destinos das visitas técnicas que serão oferecidas aos participantes do II Congresso de Natureza, Turismo e Sustentabilidade – Conatus, evento que será realizado entre os dias 23 e 27 de outubro, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá, Mato Grosso.
Na Chapada dos Guimarães, o primeiro destino é o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Na unidade de conservação o grupo percorrerá uma trilha com aproximadamente uma hora de duração até chegar ao complexo de cachoeiras, formado por cinco cachoeiras de águas transparentes e frias.
No percurso é possível ver formações rochosas, vegetação típica e animais característicos da fauna do Cerrado. Após um banho de cachoeira, o grupo poderá conhecer a cidade Chapada dos Guimarães (67 quilômetros de Cuiabá, na Região Norte do Estado”.
Na Estrada Parque Transpantaneira os congressistas vão conhecer o típico ambiente pantaneiro. Serão 70 km de belas paisagens e o privilégio de observar a rica fauna da região. O grupo irá conhecer a Pouso Alegre Lodge e um pouco sobre os costumes e a cultura do homem pantaneiro, apresentado pelo proprietário Luiz Vicente Campos Filho.
No Sesc Pantanal os participantes vão receber informações sobre o manejo realizado na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), com seus 106.644 hectares e o Centro de Interpretação Ambiental, um espaço cultural que oferece um conjunto de informações sobre o Pantanal, utilizando modernos recursos pedagógicos de multimídia. Também visitarão o Borboletário, o Formigueiro Vivo e a Coleção Entomológica. Por fim, irão navegar pelo rio Cuiabá para avistar a RPPN e almoçar a típica comida cuiabana.
Além de vivenciar na prática o turismo como um aliado da conservação da natureza a ideia é o mostrar o papel fundamental da atividade, na valorização das áreas naturais protegidas.
Para as visitas técnicas serão montados três grupos de, aproximadamente, 40 congressistas cada e todos serão acompanhados por um monitor do Conatus. Em cada visita, o grupo será recepcionado por representantes locais que realizarão apresentações especificas para o grupo. Dessa forma a aprendizagem proporcionada pelas visitas será completa.
CONATUS 2011 - O Congresso de Natureza, Turismo e Sustentabilidade é uma iniciativa da Fundação Neotrópica do Brasil em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio das Secretarias de Meio Ambiente (Sema) e de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Sebrae, Convention Bureau e do Instituto Homem Pantaneiro, além de diversos patrocinadores.
O evento, de caráter técnico – cientifico, pretende reunir especialistas, técnicos, pesquisadores e estudantes, das áreas de meio ambiente e turismo, com o objetivo de discutir as questões de turismo como promotor da conservação ambiental e da natureza.
Confira mais detalhes do evento no site do II Conatus, www.conatus.org.br
PROGRAMAÇÃO DE VISITAS TÉCNICAS E MINICURSOS
VISITAS TÉCNICAS
A) Estrada Parque Transpantaneira até o Pouso Alegre Lodge (Poconé - MT)
O grupo conhecerá a Estrada Parque Transpantaneira, sua fauna e flora exuberantes, além do rio Pixaim. A parada para almoço (incluído no valor da inscrição) será na Pousada Pouso Alegre Lodge. Nesse momento será possível conhecer um pouco da história dos pantaneiros, além dos aspectos sociais, econômicos e ambientais do Pantanal Mato-grossense.
B) Parque Nacional Chapada dos Guimarães (Chapada dos Guimarães - MT)
O grupo conhecerá um pouco da história de criação e gestão da Unidade de Conservação. Em seguida, percorrerá as trilhas até as cachoeiras Véu de Noiva, Andorinhas, Prainha, do Pulo e 7 de Setembro. O almoço será no município de Chapada dos Guimarães e não está incluso no valor da inscrição.
C) SESC Pantanal (Barão de Melgaço - MT)
O grupo visitará o Centro de Interpretação Ambiental (CIA) do SESC, um espaço que oferece um conjunto de informações sobre o Pantanal, utilizando modernos recursos pedagógicos de multimídia, o borboletário e o formigueiro. Em seguida, todos realizarão um passeio de chalana pelo rio Cuiabá (aprox. 2h), onde será possível observar a RPPN Pantanal e conhecer o manejo da Unidade de Conservação. No barco será servido um almoço tipicamente pantaneiro (incluso no valor da inscrição).
MINICURSOS (das 8:30 às 12:30 horas e das 13:30 às 17:30 horas)
A) História e situação das Unidades de Conservação no Brasil - Dr. José Luiz de Andrade Franco/ Deptº de História e CDS / UNB - Brasília DF
Ementa: Será apresentado um panorama geral sobre o desenvolvimento das políticas de criação e gestão de unidades de conservação (UCs) no Brasil, bem como da atual situação das UCs existentes no Brasil.
B) Turismo Rural e Empreendedorismo - Dr. Marcos H. Silveira e Dr. Normandes M. Silva / Deptº de Engª Agrícola e Ambiental / UFMT – Rondonópolis MT
Ementa: Serão abordadas as potencialidades e as dimensões socioambientais do turismo rural, as tecnologias para o planejamento e a legislação vigente.
C) Normalização no Turismo de Aventura: Sistema de Gestão da Segurança (NBR 15331) - MEsp. Edmundo Costa Junior/Abismo Anhumas - Bonito MS
Ementa: Será abordado o histórico de Normalização do Turismo de Aventura no Brasil, estratégias e normas de produtos, os requisitos da NBR15.331, as vantagens da implantação de um Sistema de Gestão da Segurança, exemplos e processo de certificação.
D) Conceitos básicos da economia da conservação - M.Sc Marcos Amend / Fundo Estratégico de Conservação (CSF) – Lagoa Santa/MG
Ementa:Serão apresentados os conceitos básicos (valoração, análise econômica e critérios de políticas ambientais), sobre os aspectos econômicos que influenciam a degradação e a conservação dos recursos naturais.