Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Reuniões paralelas no Conatus 2011 vão abordar temas como Turismo e Pesca e uso público de Unidades de Conservação
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quinta, 29 de Setembro de 2011, 20h19 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h48 | Acessos: 846 | Categoria: Notícias
Sema-MTparque_estadual_encontro_das_guas
Conatus 2011 irá discutir utilização publica de Unidades de Conservação como o Parque Estadual Encontro das Águas, nos municípios de Poconé e Barão de Melgaço

Três reuniões paralelas sobre "Turismo e Pesca"; "Perspectivas para as atividades de uso público em Unidades de Conservação" e "Unidades de Conservação" estão previstas na programação do II Congresso de Natureza, Turismo e Sustentabilidade (Conatus2011). Segundo os organizadores do evento, o objetivo é criar mais espaços para debates e discussões sobre temas específicos, onde o público possa ter uma maior participação.

 As reuniões paralelas serão realizadas em horários distintos da palestras e mesas-redondas, nos dias 24 e 25 de outubro.

As inscrições para as reuniões paralelas poderão ser efetuadas no momento do credenciamento. As vagas são limitadas (entre 40 a 50 participantes). Durante as reuniões, haverá uma mesa de debatedores composta por quatro profissionais que abordarão os diferentes aspectos do tema. A moderação será conduzida pelo presidente de mesa e, ao final, o relator apresentará os principais pontos discutidos.

Na reunião paralela sobre o tema "Turismo e Pesca" serão abordados aspectos como o sucesso do turismo de pesca na Amazônia Mato-grossense; uma visão crítica de alguns problemas comuns no turismo de pesca no Pantanal; as ações do Ministério Público Estadual de MT voltadas ao turismo de pesca e o futuro da pesca esportiva no Brasil. Esta reunião será realizada no dia 24 de outubro, às 18:30 horas.

Neste mesmo dia e horário acontecerá a reunião sobre o tema "Perspectivas para as atividades de uso público em UC’s". Os profissionais convidados para essa reunião irão abordar questões como a infra-estrutura dos parques brasileiros e a diversificação do uso público, abordando algumas experiencias já em uso no Brasil.

Na última reunião paralela,  sobre :"Unidades de Conservação: concessões e serviços de apoio à visitação pública", serão apresentadas as experiências de concessões do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná; as modalidades de delegação de serviços de visitação em UC’s; e o modelo de concessões de UC’s do Instituto Semeia. Esta reunião será realizada no dia 25, a partir das 18:30 horas.

CONATUS - O II Congresso de Natureza, Turismo e Sustentabilidade será realizado no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá, entre os dias 23 e 27 de outubro. A perspectiva de seus organizadores é de reunir cerca de 600 participantes, com o objetivo de contribuir com a construção de políticas públicas como para práticas empresariais mais adequadas, que conciliem o turismo com a conservação do seu bem mais importante: a natureza.

Na programação do evento estão previstas palestras, mesas redondas, reuniões paralelas, minicursos e visitas técnicas. O congresso conta com a participação de palestrantes da Nova Zelândia, Peru e África do Sul, além de especialistas de renome nacional.

No total serão 27 palestrantes, cinco dias de trocas de experiências e aprendizagem com representantes de universidades, consulados, instituições públicas, organizações não governamentais, consultores e empresários.

O Conatus 2011 é uma iniciativa da Fundação Neotrópica do Brasil em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Sebrae - MT, Convention Bureau - MT e Instituto Homem Pantaneiro, de Mato Grosso do Sul.

Na página oficial do evento www.conatus.org.br, os interessados podem conferir a programação completa do evento e outras informações.


(Com informações da Assessoria/Conatus)

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838