A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) por meio da Secretaria Adjunta de Mudanças Climáticas participou da capacitação sobre manejo de baixo impacto
, que ocorreu nos dias 22, 23 e 24 de setembro, na região do Xingu (Noroeste de Cuiabá), a convite da empresa Agropecuária Jarinã.
O evento foi uma iniciativa da empresa com incentivo da Sema e contou com a participação de aproximadamente 30 trabalhadores de campo (tratorista, motosserrista, etc.). O objetivo principal é proporcionar a capacitação das equipes de campo e executoras do manejo, que na oportunidade, receberam orientações sobre a importância de se conduzir a exploração da forma proposta no projeto.
A capacitação foi ministrada por professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) do município de Alta Floresta, pela também professora da UNEMAT e doutoranda em tecnologia da madeira pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Tatiana Paula Marques de Arruda, pela analista de Meio Ambiente da Sema, Ana Carolina Steluti Paterlini, da Coordenadoria de Recursos Florestais, e pela secretaria adjunta de Mudanças Climáticas da Sema, Suely Menegon Bertoldi.
Ana Carolina falou sobre os verificadores (ítens) que são conferidos no momento da vistoria de acompanhamento do manejo e a Secretaria Adjunta de Mudanças Climáticas da Sema, Suely Menegon Bertoldi, esclareceu sobre o projeto de manejo de baixo impacto e a importância do trabalho em campo em relação ao que a Sema monitora.
"Se o trabalho das equipes em campo não estiver de acordo com os procedimentos legais, conforme consta na legislação, os proprietários poderão ser autuados, os manejos embargados e, os trabalhadores do campo ter as suas atividades suspensas", advertiu Bertoldi.
MANEJO DE BAIXO IMPACTO – é uma atividade que busca minimizar os impactos da exploração nas florestas, por meio de um planejamento economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto associado a técnicas adequadas.