O Governo de Mato Grosso, no período de seca do próximo ano, vai contar com duas aeronaves para o combate aos incêndios florestais no Estado. Serão adquiridos para o Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT) dois aviões americanos Air Tractor, modelo AT-802F.
A aeronave em sua categoria é considerada a mais moderna do mundo para combate a incêndios e ficarão sediadas em uma base de aviação que será criada no aeroporto da cidade de Sinop.
Segundo o major Vladimir Zanca, membro do Grupo de Aviação do CBM-MT (GAv-BM), haverá uma maior agilidade no processo de aquisição das aeronaves, uma vez que será aplicado o princípio da inexigibilidade. “Existe a impossibilidade de licitar por inexistirem aviões que tenham características aproximadas e que, indistintamente, possam servir ao interesse dos Bombeiros, e ainda por inexistir pluralidade de particulares que possam satisfazer o fornecimento do equipamento”, explica.
Para o comandante-geral da instituição, coronel Alexandre Coronel, as aeronaves vão possibilitar a integração com o sistema de prevenção e combate aos incêndios florestais. “Poderemos ter uma maior participação no programa ‘Mato Grosso Unido Contra as Queimadas’, e passaremos a congregar ações efetivas em todo o Estado a fim de minimizar os efeitos dos incêndios florestais”, avalia.
As aeronaves, além de auxiliar os órgãos estaduais no efetivo combate aos incêndios florestais, poderão reforçar as ações do Centro Integrado Multiagências (Ciman) implementado pelo Governo estadual em parceria com órgãos federais envolvidos - Ibama, Prevfogo e ICMbio. Serão investidos aproximadamente R$ 7,5 milhões para a compra dos aviões. Os recursos são provenientes de projeto aprovado pelo Fundo Amazônia por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.
A aeronave é fabricada no Estado do Texas - EUA, capaz de carregar 3,1 mil litros de água e gasta três minutos para faz a recarga após o pouso. No Brasil, bombeiros do Distrito Federal iniciaram neste período de seca, operações com o modelo.
AVIAÇÃO - Recentemente foi criado o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) ao qual o Grupo de Aviação (GAv-BM) está subordinado. O recurso humano para operacionalização do grupamento de aviação Militar conta em seu quadro, com pilotos-comandantes de aeronaves de asa rotativa (helicóptero) e asa fixa (avião). Para pilotar os aviões americanos Air Tractor, modelo AT-802F, os pilotos terão que passar por treinamentos nos EUA por conta da diferença que este tem em relação a outros aviões.