Página inicial > SEMA > Notícias > AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA GRES
Publicado: Quinta, 15 de Setembro de 2011, 14h07 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h50 | Acessos: 2552 | Categoria: Notícias

“Gerência de Restauração de Ecossistemas elabora mapa de Áreas Prioritárias para Recuperação”

No ano de 2012, com a finalidade de orientar a tomada de decisão de gestores do setor público e privado, a SEMA por meio da equipe técnica da Gerência de Restauração de Ecossistemas (GRES), disponibiliza os resultados do Estudo sobre Áreas Degradadas Prioritárias para Recuperação no Estado de Mato Grosso.

A metodologia utilizada foi de análise multicriterial utilizando a ferramenta de Sistemas de Apoio ou Suporte à Decisão (SSD), e consistiu basicamente em cinco etapas: (1ª) Definição das variáveis ambientais a serem observadas; (2ª) Elaboração dos planos de informação; (3ª) Cálculo dos pesos de cada critério no Criterium Decision Plus (CDP); (4ª) Elaboração das redes de dependência e atribuição dos valores da função de pertinência fuzzy para cada uma das variáveis no programa NetWeaver e (5ª) Execução e a avaliação final através da extensão EMDS para o ArcGIS 9.1.

A escolha de indicadores para a avaliação da qualidade ambiental foi baseada no sistema de indicadores ambientais denominados Pressão-Estado-Resposta (PER) e as variáveis escolhidas foram: “Rede Estado”: declividade, erobilidade do solo, ocorrência de processos erosivos, áreas frágeis (ZSEE), proximidade com áreas protegidas (UCs e TIs) e proximidade da Planície Alagável da Bacia do Alto Paraguai; “Rede Pressão”: densidade de estradas, taxa de desmatamento, existência de núcleo urbanos, existência de garimpo, área de preservação permanente degradada entorno de nascentes e área de preservação permanente degradada ao longo dos cursos d’água; e “Rede de Resposta”: municípios com viveiros cadastrados, propriedades rurais cadastradas e as iniciativas de recuperação no município.

Assim, na perspectiva da análise integrada de diversos indicadores ambientais, utilizando ferramentas de geoprocessamento e dados secundários, foram elaborados três mapas temáticos para identificação das áreas degradadas prioritárias para recuperação. O primeiro apresenta as bacias prioritárias para recuperação no Estado, o segundo e o terceiro por municípios, um considerando o maior número de bacias hidrográficas dentro do município e outro considerando o percentual das bacias hidrográficas prioritárias para recuperação em relação a área total do município.

Como resultado do mapa “Prioridade de Recuperação” foram analisadas 131.537 bacias hidrográficas, sendo considerando 9.944 bacias hidrográficas degradadas (7,56%) na classe de prioridade muito alta e 8.500 bacias hidrográficas degradadas (6,46%) na classe de prioridade alta.

Em relação aos dois mapas elaborados por municípios foram obtidos como resultados treze municípios com muito alta prioridade de recuperação, são eles: Água Boa, Alta Floresta, Bom Jesus do Araguaia Canabrava do Norte, Canarana, Colíder, Gaúcha do Norte, Juína, Nova Ubiratã, Peixoto de Azevedo, Querência, São José dos Quatro Marcos e São José do Xingu.

Os municípios de Água Boa, Alta Floresta e São José do Xingu foram constantes nos dois mapas temáticos. Os municípios com maior número de bacias hidrográficas prioritárias para recuperação foram: Juína com 485, Alta Floresta com 446 e Peixoto de Azevedo com 374. Os municípios com maior área ocupada por bacias hidrográficas prioritárias foram: Colíder com 37,10%, Canabrava do Norte com 32,30% e Bom Jesus do Araguaia com 32,13%.

Os mapas mencionados estão disponíveis para download em formato PDF, nos link´s abaixo:

Relatório Áreas Degradadas Prioritárias para Recuperação

Prioridade valores absolutos

Prioridade valores percentual

Mapa Final - Áreas Prioritárias

__________________________________________________________________________

A Coordenadoria de Monitoramento e Recuperação de Áreas Degradadas tem desenvolvido varias ações que você pode acompanhar através de nossos relatórios.

RELATÓRIOS