Página inicial > SEMA > Notícias > Empaer realiza neste sábado a doação de 3 mil mudas nativas para UFMT e Banco do Brasil
Publicado: Sexta, 26 de Agosto de 2011, 18h54 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h57 | Acessos: 588 | Categoria: Notícias
Foto: Edson Rodrigues/Secom-MTPLANTIO_MUDAS_EDSON_RODRIGUES_1
Três mil mudas serão utilizadas no reflorestamento de áreas degradadas

O viveiro de mudas de espécies nativas, frutíferas e ornamentais da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) realiza, neste sábado (27.08), a distribuição de três mil mudas, utilizadas para reflorestamento de áreas degradadas e matas ciliares.

O coordenador do Projeto de Recuperação e Conservação da Bacia do Rio Cuiabá, Antônio Rocha Vital, fala que serão entregues duas mil mudas para a Superintendência do Banco do Brasil do Brasil e mil mudas para Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), localizada às margens do Rio Coxipó, será realizado os Jogos Estaduais de Funcionários do Banco (Jesaf), que começa às 8 horas, e na abertura do evento, serão plantadas mudas de espécies nativas. O superintendente do BB, Elói Medeiros Júnior, comenta que o plantio de uma árvore representa cada funcionário do banco no Estado, ou seja, 1.963 árvores. “Solicitamos da Empaer mudas para recuperar uma área degradada na AABB e chácaras vizinhas. Precisamos plantar para evitar erosão e assoreamento no local”, destaca Eloi.

No período da tarde, a partir das 13 horas, a Supervisão de Desporto, Recreação e Lazer juntamente com a Coordenação de Vivencias, Esporte e Lazer da UFMT realizam o Festival de Pipas 2011, com o tema 'Atenção! Cuidado com a rede elétrica'. A coordenadora do evento, Jucinéia Ocampos, comenta que o festival esse ano vai distribuir mudas de espécies nativas a cada participante. Também haverá oficina para confecção de pipas com instruções e informações sobre os riscos e cuidados em soltar a conhecida pandorga ou papagaio próximos à rede de energia. O festival tem encerramento previsto no final da tarde.

O coordenador da Bacia do Rio Cuiabá esclarece que a Empaer realiza a doação de mudas há 12 anos, e calcula que já foram ofertadas mais de três milhões de mudas para o plantio nas escolas, ruas, parques, propriedades rurais da Baixada Cuiabana e outros. O projeto de recuperação é executado em parceria com o Ministério Público e Justiça Federal. Conforme Vital, o trabalho não restringe somente à produção de mudas e sim a orientações sobre meio ambiente, cuidados com o meio rural preservação da mata ciliar, escolha correta da muda ou semente, preparo da terra, plantio, irrigação e evolução da planta.

O viveiro está localizado em Várzea Grande, no Núcleo de Laboratórios da Empaer, numa área de 18 mil metros quadrados e são multiplicadas 66 espécies diferentes de planta, tais como jatobá, cumbaru, ipê (roxo, amarelo, rosa e branco), angico, tarumã, bordão de velho, dama da noite, mogno, goiaba, caju e outras.