Página inicial > SEMA > Notícias > Alexander Maia anuncia sua saída da Sema
Publicado: Segunda, 22 de Agosto de 2011, 22h03 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h57 | Acessos: 661 | Categoria: Notícias
Marcos Negrini/Secom-MT
maia.saida Secretário da Sema/MT, Alexander Torres Maia, em entrevista coletiva

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexander Torres Maia anunciou na tarde desta segunda-feira (22.08) que após dezoito meses meses no comando da Sema deixa a pasta nos próximos dias. De acordo com Maia, a decisão foi tomada em conjunto com o governador Silval Barbosa durante uma conversa no último domingo (21.08)

. "Sou leal ao governador Silval Barbosa e acredito na sua gestão. Analisando a conjuntura, os desgastes políticos, enfim, avaliando toda a situação, achamos que é a hora de fazer uma mudança na Secretaria".Ao comentar os motivos que o levaram a conversar com o chefe do Executivo estadual, disse que justamente "em razão da lealdade ao governador Silval Barbosa, coloquei meu cargo a sua disposição. A minha vida pertence a Deus e o cargo ao governador. Posso servir a Mato Grosso em qualquer lugar do país ou do mundo", disse Maia.

Maia recebeu a imprensa na sede da Secretaria. Antes, porém reuniu os secretários adjuntos e todos os oito superintendentes da Sema para comunicar a decisão.

Durante a coletiva Maia falou da sua admiração pelo governador Silval Barbosa e do orgulho que sente por ter sido escolhido entre aproximadamente três milhões de mato-grossenses para assumir duas Secretarias importantes nas últimas duas gestões do Estado, além de ter exercido a função de chefe de Gabinete.

Falou também dos desafios que o Estado tem pela frente ao citar a Copa do Mundo de Futebol em 2014. Em relação às políticas ambientais o secretário falou sobre a decisão de assumir o licenciamento das pequenas propriedades rurais e os cerca de 600 assentamentos, trazendo uma oportunidade a esses proprietários de ter acesso às linhas de crédito. "Este será um dos grandes legados da Secretaria e estaremos cumprido assim um pedido que o governador havia feito após um trabalho bastante articulado entre os vários órgãos envolvidos na questão, na esfera federal".

O secretário fez um rápido balanço do período em que esteve a frente da Sema destacando alguns pontos que ele considera de grandes avanços, entre eles a redução do número de focos de queimadas no Estado este ano, em relação ao ano passado, de 77%; o aumento significativo do Cadastramento Ambiental Rural (CAR), que no ano passado foi de pouco mais 700 CAR e hoje já somam mais de sete mil propriedades registradas no banco de dados da Sema no período de um ano. "Olho para traz e vejo muitas vitórias e conquistas. Só deixo amigos e tenho certeza que hoje a Sema é uma Secretaria muito mais forte, respeitada pelos seus trabalhos, pautados exclusivamente em dados técnicos e na legalidade em todas as suas ações, análises e pareceres e licenciamentos, a despeito de qualquer pedido ou solicitação. Tratar bem as pessoas é nosso dever, atender aos seus pedidos depende da qualidade do que nos é solicitado".

Em relação a temas polêmicos como, por exemplo, a CPI das que investiga as Pequenas Centrais Hidroelétrica (PCH's), Alexander Maia disse estar absolutamente tranquilo. "Vivemos num Estado democrático de direito e não num Estado da vontade. Fico satisfeito porque depois de meses de sua instalação não surgiu nenhum fato que venha a desabonar a conduta dos servidores da Sema, mesmo que fora do período da minha gestão", disse o secretário.