Preocupada com a questão ambiental de Mato Grosso, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), por meio do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), une as escolas e as comunidades para despertar a conscientização e envolver os estudantes em atividades relacionadas à preservação do meio ambiente com de palestras, promoção de visitas às centrais, entrega de prêmios aos agricultores que se destacam neste processo, apresentações culturais e educativas, como forma de mobilizar as comunidades em torno de temas relacionados ao meio ambiente.
O programa de destinação de embalagens no Estado é referência no País e exemplo para o mundo, ao destinar de forma ambientalmente correta 94% das embalagens plásticas vazias que são comercializadas anualmente. Em Mato Grosso, mais de 5.959 toneladas de embalagens já foram retiradas do meio ambiente neste ano.
O Dia Nacional do Campo Limpo foi comemorado nesta quinta-feira (18.08) em todo o Brasil e em Mato Grosso, as unidades de Canarana, Lucas do Rio Verde, Mirassol D'Oeste, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sorriso e Tangará da Serra mobilizaram estudantes do Ensino Fundamental em participar de concursos de desenho e redação, ambos com etapa local e nacional. O tema do concurso de desenho foi “Cuidar do campo é cuidar da vida” e do concurso de redação “O meio ambiente e as embalagens do campo: tudo a ver!”, com apuração dos vencedores em outubro.
Segundo o diretor-presidente do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) - que representa a indústria fabricante de agrotóxicos para a destinação das embalagens vazias de seus produtos -, João César M. Rando, desde a primeira edição do Dia Nacional do Campo Limpo em 2005 foi contabilizado o envolvimento de mais de 500 mil pessoas nas ações coordenadas pelas unidades de recebimento de todo o País.
Para o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, José Domingos Fraga Filho, é importante envolver as crianças desde cedo num assunto tão importante como o meio ambiente. “As crianças aprendem educação ambiental e se tornam multiplicadoras de informação, ou seja, levam este conhecimento para casa e passam para os pais e amigos. O que contribui para a conscientização de uma vida melhor, um país ecologicamente correto e um planeta sustentável”, comemora Zé Domingos.
Neste ano estima-se que mais 150.000 pessoas participem das ações do Dia Nacional do Campo Limpo.