Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Sema promove curso de educação ambiental em comunidade de Barão de Melgaço
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Terça, 16 de Agosto de 2011, 15h14 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h58 | Acessos: 614 | Categoria: Notícias
Foto: Guilherme Filho/Secom-MTbaro_de_melgao_guilherme_filho
Comunidades de Barão de Melgaço recebem capacitação

No período de 29 a 31 deste mês, técnicos da Superintendência de Educação Ambiental (Suea)/Coordenadoria de Educação Ambiental, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) realizam no distrito de São Pedro de Joselândia, no município de Barão de Melgaço (113 Km ao Sul de Cuiabá), o II Módulo do Curso Básico de Meio Ambiente e Educação Ambiental: “Um Diálogo Inicial”.

Com essa ação, que tem por objetivo a formação de multiplicadores na temática ambiental, a Sema totaliza a capacitação em cinco municípios da Baixada Cuiabana – Nobres, Acorizal, Nossa Senhora do Livramento e Barão de Melgaço. Participam da capacitação lideranças comunitárias e técnicos da Prefeitura.

No município de Barão de Melgaço a capacitação é realizada em parceria com a Prefeitura Municipal e o Sesc Pantanal. O primeiro módulo aconteceu no mês de julho, entre os dias 18 a 22, quando foram abordados temas como a Educação Ambiental para a Sustentabilidade Planetária; Princípios de Ecologia; Biodiversidade; Água: Uso e Conservação; Resíduos Sólidos, Consumo Consciente e Coleta Seletiva; Desafios Atuais: Mudanças Climáticas – desmatamento e queimadas; Instrumentos de Gestão Ambiental – Licenciamento, Monitoramento e Fiscalização; Turismo e Educação Ambiental e Pesca: Política Estadual da Pesca.

Também no primeiro módulo foi realizada a Oficina do Plano de Enfrentamento dos Problemas Ambientais (Pepa) onde os participantes identificaram os problemas ambientais locais e recebem orientações sobre como construir seus planos de enfrentamento.

O curso, com duração de 100 horas, reuniu participantes do distrito de São Pedro de Joselândia e das comunidades de Retiro, Pirizal e Pimenteira, que apresentam vários problemas ambientais, entre eles as queimadas em Áreas de Preservação Permanente (APP’s), apreensões de pescado e apetrechos de pesca, destino inadequado de resíduos sólidos e tráficos de animais silvestres. Ao final do módulo, foi proposto aos participantes a criação de uma Comissão para participar do Fórum Municipal “Lixo e Cidadania” de Barão de Melgaço.

No módulo II, que acontecerá nos dias 29, 30 e 31.08, serão abordados temas relacionados à campanha de prevenção às queimadas (urbana e rural); divulgação de material sobre mexilhões dourados, fauna invasora; tráficos de animais silvestres, entre outros.

A coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Maricelma Mesquita, explicou que após a conclusão dos módulos os participantes recebem certificados e, estão aptos para tratar das questões ambientais além de poderem auxiliar em ações de preservação. “A região de Barão de Melgaço possui grande potencial turístico. Com a capacitação esses multiplicadores poderão evitar que o município não perca a sua riqueza de fauna e flora, que é a preocupação maior da Sema e de todos nós enquanto educadores ambientais”.

UM DIÁLOGO INICIAL – O Curso Básico de Meio Ambiente e Educação Ambiental: “Um Diálogo Inicial” tem como objetivo fortalecer as ações ambientais descentralizadas. O curso foi idealizado em 2008, para atender a necessidade de mudança de comportamento da sociedade, diante dos impactos negativos decorrentes das ações humanas degradadoras do meio ambiente.

Elaborado pela equipe da Superintendência de Educação Ambiental em parceria com as demais Superintendências da Sema, o curso passou por reformulações para que pudesse atender as demandas de um número maior de municípios, contribuindo de forma mais efetiva para a conservação do meio ambiente e da biodiversidade, o uso e manejo sustentável dos recursos naturais e com a diminuição das pressões antrópicas.

“As alterações na proposta curricular do curso se deram diante da necessidade de acolher melhor as problemáticas ambientais locais e, para que os participantes pudessem propor ações que a partir daí, são assumidas pela comunidade, visando a descentralização da gestão ambiental”, explicou a superintendente de Educação Ambiental da Sema, Lívia Mondim.

O curso tem carga horária de 100 horas/aulas e, é dividido em dois módulos onde os participantes constroem e implementam o Plano de Enfrentamento dos Problemas Ambientais (Pepa), após a discussão de temas ligados a questão ambiental.

“O curso atende a proposta da Educação Ambiental, que é a de fortalecer as ações que promovam o desenvolvimento dos municípios de forma sustentável e autônoma, com qualidade socioeconômica e ambiental, sem fugir das peculiaridades e demandas de cada um”.

A partir das discussões realizadas durante o curso, os participantes elaboram um Plano de Enfrentamento de Problemas Ambientais - Pepa, que após ser desenvolvido na comunidade, é avaliado no segundo módulo. O Plano é o norteador das ações que serão desenvolvidas em cada um dos municípios visando o enfrentamento das questões ambientais. “Nesse trabalho, o papel da Educação Ambiental é discutir, junto com as comunidades, os problemas ambientais e sociais, visando o fortalecimento das ações nos municípios”, explicou Lívia Mondim.

A superintendente de Educação Ambiental destacou a importância do trabalho em parceria com as prefeituras, instituições e comunidades na implantação e desenvolvimento das ações.

Ela lembra também que com a realização da Copa Sustentável do Pantanal, o Estado precisa preparar-se para que os impactos socioambientais sejam minimizados por meio da inserção de políticas municipais de gestão sócioeconômico-ambiental. “Uma de nossas prioridades é desenvolvimento de estruturas que perpetuem os benefícios após a realização do evento, além de uma Educação Ambiental continuada nos municípios para manutenção de turismo sustentável”, salientou ela.

Em média a capacitação disponibiliza cerca de 40 (quarenta) vagas para representantes dos diversos seguimentos da sociedade, priorizando aqueles com perfil de liderança e identificação com a causa ambiental.

Em 2010 o Curso passou a fazer parte do projeto “Educação Ambiental no Vale do Rio Cuiabá em busca da sustentabilidade de seus municípios – 2010 a 2014”, passando a atender aos 13 municípios que compõem essa região.

Programação do Curso “Meio Ambiente e Educação Ambiental: Um diálogo inicial – 2011” – Módulo II

1º Dia

08:30 – 10:30 - Noções básicas de associativismo e cooperativismo
10:30 – 12:00 – Importância do Município/Distrito no contexto do Estado de Mato Grosso

14:00 – 16:00 – Mesa Redonda:
- Gestão de resíduos sólidos do município
- Política estadual de resíduos sólidos
- Proposta para implantação do Fórum Municipal “Lixo e Cidadania”

2º Dia

08:00 – 12:00 horas – Apresentação dos resultados da aplicação dos Pepa’s

3º Dia

08:00 às 12:00 horas – Avaliação geral do curso, plenária para elaboração coletiva do relatório
14:00 às 16:00 horas – Apresentação cultural
16:00 às 18:00 horas – Entrega de certificados e confraternização

 
Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838