Com o objetivo de atender as demandas reprimidas por ocasião das solicitações para o atendimento das queimadas urbanas que acontecem em Cuiabá e Várzea Grande durante o período proibitivo (julho a outubro) e reduzir os índices dessas incidências, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a partir desta segunda-feira (15.08) o projeto "Quadrantes" e o "Prevqueimadas".
Por meio dos projetos, executados pelas prefeituras das respectivas cidades, serão locados cinco caminhões pipas.
Essa locação faz parte do projeto que está sendo desenvolvido também nas cidades de Rosário Oeste e Chapada dos Guimarães e recebe o nome de ‘Brigada do Pantanal’. Com esse reforço, a instituição acredita na redução do tempo de espera do solicitante para o atendimento da queimada e ainda aumentar a efetividade do combate.
Na solenidade de lançamento do projeto, o comandante-geral, coronel BM Alexandre Coronel, ressaltou a importância das equipes que trabalharão na contenção dos incêndios. “Esse ano conseguimos nos estruturar um pouco melhor e disponibilizamos quatro caminhões que atuarão em Cuiabá e um em Várzea Grande. Esses veículos foram locados com recurso próprio na ordem de R$ 300 mil em parceria com a prefeitura de Cuiabá”, explicou.
A partir desta semana todas as solicitações para combate e controle de focos de queimadas em Várzea Grande, deverão ser feitas pelo número de emergência do Corpo de Bombeiros 193. Haverá duas bases com brigadistas, uma instalada na Guarda Municipal, no Bairro Cristo Rei, e outra, no 2º Batalhão de Bombeiros, na Avenida Castelo Branco.
O 2º Batalhão de Bombeiros registrará, por meio de fotografias, todos os casos atendidos. “Além disso, estaremos com aparelhos de GPS para localização exata dos focos. De posse desse material buscaremos o aparato legal para responsabilizar os autores dos incêndios”, adianta o comandante da unidade tenente-coronel Paulo Barroso.
Segundo o diretor da Diretoria Operacional, coronel Julio Rodrigues, a partir desta segunda-feira duas reservas ambientais serão observadas. “Os parques Mãe Bonifácia e Zé Bolo Flô passam a receber prevenção contra queimadas, por meio dos órgãos ambientais do Estado e do Município. Seis brigadistas com duas caminhonetes ficarão de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h em vigilância nesses locais a fim de evitar a propagação de possíveis focos de incêndios”, informou o diretor.
Para evitar queimadas em terrenos baldios a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários tem notificado os proprietários para que providenciem a limpeza das áreas no prazo estabelecido de 10 dias. Após o período, o órgão fará a limpeza do terreno e lançará o valor correspondente ao custo da limpeza no IPTU do próximo ano. Denúncias sobre terrenos baldios podem ser feitas pelo 0800-6475330 (das 8h às 18h).
MULTAS
As queimadas urbanas são proibidas durante todo o ano. As multas para quem desobedecer a Legislação Municipal variam de 315 até 50 mil UPFs, cada UPF vale R$ 36,03. A multa é aplicada a quem provocar o incêndio intencional ou acidentalmente.