Página inicial > SEMA > Notícias > Técnicos da Sema vistoriam Projetos de Manejo Florestal Sustentável
Publicado: Quarta, 10 de Agosto de 2011, 21h32 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h59 | Acessos: 1012 | Categoria: Notícias
Gabriela Carvalho/Cipem/MT
cipem_Secom_copy
Reunião entre Cipem, Sema e prefeitos sobre PMFS

Desde a última quinta-feira (04.08), uma força-tarefa montada pela Superintendência de Gestão Florestal (SGF) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) está vistoriando Projetos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS)

. Até o dia 15 de agosto quatro equipes irão vistoriar em torno de 30 projetos e na segunda quinzena, outros 20 nas regiões de Juara, Sinop, Aripuanã, Juína, Apiacás, Guarantã do Norte, Tangará da Serra e Cuiabá. O cronograma de vistorias foi definido pela Sema durante reunião realizada na semana passada com diretores do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), e prefeitos dos municípios de Juara, Aripuanã e Sinop, com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexander Torres Maia.

Nesta terça-feira (09.08) o secretário adjunto de Mudanças Climáticas, Vicente Falcão; subprocuradora-geral de Defesa do Meio Ambiente, Ana Flávio Aquino; a superintendente de Gestão Florestal, Suely Bertoldi, e técnicos da Sema voltaram a se reunir com a diretoria do Cipem.

"Foi um avanço. Na semana passada estávamos sem um sinal e hoje a greve já chegou ao fim e essa força-tarefa surge como uma luz no fim do túnel", disse o presidente do Cipem, João Carlos Baldasso. Na reunião realizada na sede da Sema foram discutidos parâmetros que garantam o trabalho do setor de base florestal nesta safra. O setor é hoje a quarta economia do Estado.

O secretário-adjunto Vicente Falcão explicou que a força-tarefa criada pela Sema está acelerando a liberação dos projetos de manejo sustentável, além de realizar um levantamento dos PMFS pendentes de análise dentro das Coordenadorias da Superintendência de Gestão Florestal (SGF). "Também junto com o Cipem estamos trabalhando a fim dar uma maior agilidade ao fluxo de análise desses processos dentro da Sema, desde o cadastro até a emissão da licença".

Segundo levantamento feito pela superintendente de Gestão Florestal da Sema, Suely Bertoldi, hoje encontram-se em tramitação no órgão, no arquivo temporário, 31 processos de Licenciamento Ambiental Único (LAU) e Cadastro Ambiental Rural (CAR), para Manejo Florestal; 14 na Gerência de Monitoramento de Processos aguardando juntada de pendências técnicas ou processuais para serem encaminhados para análise; 20 processos na Coordenadoria de Controle Processual; nove processos na Coordenadoria de Geoprocessamento; 21 processos na Coordenadoria de Licenciamento de Propriedades Rurais (estes para LAU) e outros 20 estão na fase de conclusão das análises para serem encaminhados para a vistoria na segunda quinzena deste mês.