Página inicial > SEMA > Notícias > Bombeiros iniciam ações de combate aos incêndios florestais em Rosário Oeste
Publicado: Segunda, 01 de Agosto de 2011, 13h07 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h00 | Acessos: 772 | Categoria: Notícias
Foto: DivulgaçãoROSARIO_OESTE
Parceria entre prefeitua, Corpo de Bombeiros e empresas vai combater queimadas em Rosario Oeste

Parceria firmada entre o município de Rosário Oeste, Corpo de Bombeiros e empresas privadas vai permitir que seja criado um sistema de enfrentamento aos desastres ocasionados pelas queimadas que ocorrem neste período na área urbana e entorno da cidade.

A parceria formata uma brigada integrada que funciona com o auxílio mútuo entre os componentes proporcionando consistência e otimização dos recursos.

A prefeitura contratou brigadistas que irão atuar durante o período proibitivo de noventa dias, nas atividades de prevenção, realização do levantamento dos focos de incêndios registrados por satélite, combater princípios de incêndio urbano e florestal, preencher ficha de registro do atendimento da ocorrência, contendo informações sobre o proprietário do terreno, fotos, Geoprocessamento (GPS), registro de Boletim de Ocorrência junto a Delegacia local (Dema) e, por fim, elaborar o relatório diário para encaminhar à sala de situação do 2º Batalhão de Bombeiros em Várzea Grande.

Intitulada de ‘Brigada do Pantanal’, sua base em Rosário Oeste se localiza na Praça Manuel Loureiro. Segundo o prefeito, Joemil Balduino de Araújo, “todo esse sistema utiliza recursos humanos e materiais, a fim de propiciar uma diminuição dos índices de focos de calor registrados durante o ano passado, temos como meta para este ano, a redução de 65% das queimadas que ocorrem na bacia do pantanal”, explica.

As responsabilidades comuns aos parceiros são as de planejamento das atividades de implementação, acompanhamento, monitoramento e avaliação na execução das ações, adoção de medidas nas diferentes áreas de ação pública, para manter e promover o equilíbrio ecológico e a melhoria da qualidade ambiental, prevenindo a degradação e impedindo ou mitigando impactos ambientais negativos gerados pelos incêndios.

O comandante adjunto de Operações dos Bombeiros, tenente coronel João Rainho disse que as obrigações da instituição estão praticamente concluídas. “O treinamento dos brigadistas contratados pela prefeitura foi realizado pelo Batalhão de Várzea Grande, que ainda relacionou os equipamentos mínimos necessários para o funcionamento da Brigada e realiza escala de bombeiros para coordenar os trabalhos”, conclui.

O Centro Integrado Multiagências (Ciman/MT), faz a cobertura e auxilia nas ações de combate às queimadas e incêndios florestais em Rosário Oeste. Composto por técnicos do Ibama/Prevfogo, ICMBio, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil Estadual/Casa Militar, o Ciman tem como objetivo potencializar as ações de prevenção e combate a incêndios florestais no Estado, de forma conjunta e integrada entre os órgãos estaduais e federais.

No Ciman os órgãos envolvidos compartilham informações e ações, respeitando as competências e particularidades de cada um, dentro do Sistema de Comandos de Incidentes (SCI) integrando as ações de respostas aos incêndios florestais e com isso, conferindo uma maior agilidade e eficiência nas ações de redução da vulnerabilidade social, frente aos prejuízos econômicos, ambientais e sociais.