Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Técnicos participam de curso de identificação de madeira
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quarta, 27 de Julho de 2011, 20h44 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h01 | Acessos: 950 | Categoria: Notícias

Prossegue no Auditório Jatobá, do Parque Estadual Massairo Okamura, em Cuiabá o Curso de Identificação Anatômica Macroscópica de Madeiras.

O curso, que teve início na ultima segunda-feira (25.07) e prossegue até a próxima sexta-feira (29.07), é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) em parceria com a WWF-Brasil e Instituto de Pesquisa e Tecnologia (IPT). Participam do curso, técnicos dos setores de fiscalização e gestão florestal da Sema e empresários do setor madeireiro.

 

O objetivo da capacitação é  preencher uma das lacunas apontadas por diferentes órgãos e empresários que é a identificação botânica das madeiras. Algumas espécies apresentam problemas de identificação fazendo com que nossos técnicos não reconheçam as espécies descritas pelos empresários e isso tem causado transtornos no momento do licenciamento.

O curso está sendo ministrado por técnicos do Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT), e aborda temas voltados aos conhecimentos básicos, anatomia da madeira e sua identificação.

Na parte introdutória do curso os participantes vão receber informações sobre as características da madeira e fontes de suprimentos, além de conhecimentos básicos como partes das árvores (casca, lenho, cerne e alburno), entre outras. Na parte dedicada à Anatomia da Madeira, os participantes terão noções de Células e tecidos, planos de referência; além de Anatomia do lenho das coníferas e das angiospermas e dicotiledôneas.

Em relação à identificação de madeiras os técnicos e participantes recebem informações sobre a anatomia da madeira, segundo o processo macroscópico, ou seja as características sensoriais (cor, odor, peso e textura) e características anatômicas ( parênquima, axial e radial, vasos). E na parte voltada às Práticas de identificação, a utilização de chaves dicotômicas (principais madeiras utilizadas), e o emprego de chaves eletrônicas.

O curso terá um total de 40 horas aula, com duração de cinco dias e foi dividido em uma parte teórica, onde são introduzidos os conceitos de madeiras e elementos de identificação e uma parte prática, onde serão feitas as identificações com base nas espécies utilizadas pelo setor madeireiro local e que apresentam dificuldades de identificação.

PARCEIROS – O Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT) é um dos maiores institutos de pesquisa do Brasil, contando com laboratórios equipados e equipes de pesquisadores e técnicos altamente qualificados atuando em quatro grandes áreas, inovação; pesquisa e desenvolvimento tecnológico; desenvolvimento e apoio metrológico e, educação e informação em tecnologia.

O WWF-Brasil é uma organização não-governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futura gerações.

Mais informações com a Assessoria de Imprensa da Sema (65) 3613 7359

 
Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838