Página inicial > SEMA > Notícias > Abema promove capacitação sobre gestão de áreas contaminadas por postos de combustíveis
Publicado: Terça, 26 de Julho de 2011, 13h48 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h01 | Acessos: 773 | Categoria: Notícias
Foto: Ednilson Aguiar/Secom-MTposto_combustvel_Ednilson_Aguiar
Abema promove capacitação sobre gestão de áreas contaminadas por combustíveis

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), em parceria com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), promove desta quarta-feira (27.07) até sexta-feira (29.07) a capacitação “Gestão de áreas contaminadas por postos de combustíveis”.

A capacitação, que acontece no auditório da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), na avenida 17 de Agosto, no bairro de Casa Forte, no Recife, conta com o apoio do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) e da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis).

O evento tem como objetivo capacitar o efetivo dos órgãos estaduais e municipais de meio ambiente quanto a procedimentos consensuados para análise de projetos de remediação de áreas contaminadas por postos de combustíveis. “É de fundamental importância a capacitação dos operadores ambientais, considerando a necessidade do exercício do controle ambiental mais efetivo no que se refere a essa tipologia”, comentou o presidente da Abema e diretor-presidente da CPRH, Hélio Gurgel.

Foram convidados a participar todos os estados associados da Abema, assim como as cidades de Recife e Petrolina, localizadas em Pernambuco, as quais mantêm um convênio de cooperação técnica com a CPRH para o controle ambiental. Também foram convidados representantes dos Ministérios Públicos Estaduais, além da Associação de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma).

A capacitação será ministrada pelo consultor Alexandre Maximiano, da empresa de consultoria e engenharia ambiental Tecnohidro, e pelo gerente do Departamento de Desenvolvimento Institucional Estratégico da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Rodrigo Cunha, dentro do Programa de Gerenciamento de Áreas Contaminadas com base no risco (PIA).

O PIA é um programa de capacitação da Cetesb ligado à Câmara Técnica Ambiental de Derivados de Petróleo, que visa minimizar os riscos a que estão sujeitos a população e o meio ambiente, em virtude da existência de áreas contaminadas, por meio de um conjunto de medidas que assegurem o conhecimento das características dessas áreas e dos impactos ambientais, sociais e econômicos por ela causados. Outras informações pelo site www.programapia.com.br.

(Com Assessoria/Abema)