Página inicial > SEMA > Notícias > Ciman monitora municípios devido a baixa umidade do ar
Publicado: Segunda, 25 de Julho de 2011, 21h41 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h01 | Acessos: 673 | Categoria: Notícias
Marcos Vergueiro - Secom/MT
altas_temperaturas
Umidade continuará baixa em toda região Centro-Norte

Boletim divulgado nesta segunda-feira (25.07) pelo Centro de Monitoramento de Risco e Desastre "Dr. Domingos Iglésias Valério", sobre as condições meteorológicas de Umidade Relativa do Ar indicam que nesta terça-feira (26.07)

, a umidade continuará baixa no período da tarde, em toda a região Centro-Norte do Estado.

Segundo o Aviso Meteorológico Especial, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Centro de Análise e Previsão do Tempo (Capre), as condições meteorológicas permanecem favoráveis a ocorrência de baixa umidade relativa do ar, abaixo de 30%, em área isoladas nesta segunda-feira.

Em decorrência da baixa umidade do ar, os institutos de meteorologia e Defesa Civil de Mato Grosso alertam para problemas como as complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; sangramentos pelo nariz; ressecamento da pele; irritação nos olhos e, o aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

A recomendação da Organização Mundial de Meteorologia (OMM), nessa fase considerada de Atenção, é de que sejam evitados os exercícios físicos ao ar livre entre as 11 e 15 horas; umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água; consumir líquidos à vontade e permanecer em locais protegidos do sol entre outras.

Segundo dados da Defesa Civil Estadual, os municípios com menor percentual de Umidade Relativa do Ar em Mato Grosso, no domingo (24.07), às 14 horas foram Vila Bela da Santíssima Trindade, com 21%; Juara, 22%; Rondonópolis, 22%; Campo Novo dos Parecis, 23% e Cuiabá, 23%.

FOCOS DE CALOR – Os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) relativos ao período de 1º de janeiro a 21 de julho deste ano mostram que foram registrados em Mato Grosso 13.379 focos de calor e no período de 1º de julho a 21 de julho, também deste ano, os satélites do Inpe registraram no estado 2.359 focos de calor.

No ano passado, de 1º de janeiro a 21 de julho os satélites do Inpe registraram em Mato Grosso, 26.492 focos de calor e no período de 1º de julho a 21 de julho (2010) esse numero era de 6.931 focos de calor. Esses números (de focos de calor) consideram todos os satélites do Inpe e estão disponíveis no link http://www.dpi.inpe.br/proarco/bdqueimadas/.

"Tendo como base o período de 1º de janeiro a 21 de julho de 2011 houve uma redução do número de focos de calor em MT na faixa de 49,49%. Em relação ao período de 01 de julho a 21 de julho de 2011 houve uma redução do número de focos de calor em MT na faixa de 65,96%", avaliou o coordenador geral adjunto do Comitê Estadual de Gestão do Fogo (CEGF), tenente coronel BM Dércio Santos da Silva.

O coordenador adjunto disse ainda que a Sala de Situação do Centro Integrado Multiagências Ciman (Ciman-MT), onde estão reunidos representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Ibama, Prevfogo e Icmbio, está monitorando os 141 municípios do Estado.

"A sala de situação atua para potencializar a resposta e otimizar os recursos disponíveis das multiagências que compõem o sistema. Os órgãos ficam de prontidão aguardando algum chamamento de municípios que eventualmente não conseguem combater o fogo em suas regiões", explicou o tenente coronel BM Dércio Santos.

Uma das ações de rotina coordenadas pelo Ciman são as rondas preventivas e combate aos incêndios, realizadas pelos batalhões do Corpo de Bombeiros Militar. Essas ações acontecem nos municípios de Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças, Cáceres, Tangará, Nova Xavantina, Nova Mutum, Primavera do Leste, Alta Floresta, Pontes e Lacerda, Jaciara, Sorriso, Campo Verde, Colíder, Lucas do Rio Verde, Cuiabá, e Várzea Grande.