Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Alunos de todo o Brasil aprendem a importância do descarte adequado dos resíduos em seu dia a dia
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quinta, 21 de Julho de 2011, 12h34 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h02 | Acessos: 755 | Categoria: Notícias
Foto: Assessoria/inpEVRECICLAGEM_PLASTICO_INPEVE
Unidade de reciclagem de plástico

Comprometido com a promoção da conscientização ambiental das futuras gerações, o inpEV, instituto que representa a indústria fabricante de agrotóxicos para a destinação das embalagens vazias de seus produtos e as centrais de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos, lançaram este ano, em parceria com a Editora Horizonte, o Programa de Educação Ambiental Campo Limpo – que tem como objetivo o apoio a instituições de ensino na complementação de conteúdos curriculares com temas relacionados ao meio ambiente e alinhados às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

 

Por meio da parceria com secretarias municipais de educação, núcleos de ensino, diretores ou coordenadores de escolas, o programa, cujo tema em 2011 é o Ciclo de Vida das Embalagens, foi disseminado até o momento para mais de mil escolas do entorno das unidades de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos em 19 estados. Só em Mato Grosso serão 123 escolas participantes, distribuídas em 19 municípios (Araputanga, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Campos de Júlio, Canarana, Diamantino, Glória D’Oeste, Lucas do Rio Verde, Mirassol D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Nova Mutum, Primavera do Leste, Reserva do Cabaçal, Rondonópolis, São José dos Quatro Marcos, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra).

Estas escolas, após a confirmação da adesão ao programa, receberam kits pedagógicos especialmente desenvolvidos para aplicação aos alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental com abordagem multidisciplinar. Os kits são compostos por caderno do professor, com orientações para aplicação do conteúdo, e material de apoio para sala de aula como jogo de tabuleiro “Na trilha das embalagens” e pôster sobre o tempo de decomposição das embalagens na natureza e o ciclo de vida das embalagens da produção à reciclagem. O programa possibilita ainda a participação dos alunos em um concurso local e nacional de desenho e redação.

De acordo com o diretor presidente do inpEV, João Cesar M. Rando, o tema Ciclo de Vida das Embalagens foi escolhido por ser atual e possibilitar o aprendizado de assuntos presentes no dia a dia dos estudantes como o descarte, reutilização e reciclagem dos resíduos sólidos, além de estimular atitudes ambientalmente corretas e a mudança de comportamento destes alunos.

Iniciativas como essa contribuem para intensificar o compromisso socioambiental de todos os integrantes do sistema de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, que é uma referência para o mundo.

Sobre o inpEV

O inpEV - Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias - é uma entidade sem fins lucrativos que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas em sua responsabilidade de destinar as embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002. A lei atribui a cada elo da cadeia produtiva agrícola (agricultores, fabricantes, canais de distribuição e poder público) responsabilidades que possibilitam o funcionamento do sistema de destinação de embalagens vazias.

O instituto foi fundado em 14 de dezembro de 2001 e entrou em funcionamento em março de 2002. Atualmente, possui 84 empresas e nove entidades em seu quadro associativo.

Mais informações sobre o inpEV e o sistema de destinação de embalagens vazias estão disponíveis no site www.inpev.org.br.

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838