Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Centralização de informações contribui para o combate ao fogo
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quarta, 13 de Julho de 2011, 20h50 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h03 | Acessos: 836 | Categoria: Notícias
Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MTcombate_incendio_marcos_vergueiro
Ciman torna mais eficiente ações de combate às queimadas

Centralizar as informações como estratégia de tornar mais eficiente as operações de combate ao incêndio em Mato Grosso motivou novamente, no período proibitivo das queimadas, que vai de 1º de julho a 15 de outubro, a implantação do Centro Integrado Multiagências (Ciman) pelo Governo Estadual.

O Ciman representa a implementação de uma sala de situação onde entidades monitoram todos os 141 municípios do Estado para combater o fogo quando acionados. Entre os órgãos envolvidos estão a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Ibama, Prevfogo e ICMBIO.

“A sala de situação atua para potencializar a resposta e otimizar os recursos disponíveis das multiagências que compõem o sistema. Os órgãos ficam de prontidão aguardando algum chamamento de municípios que eventualmente não conseguem combater o fogo em suas regiões”, explicou o coordenador geral-adjunto do Comitê de Gestão do Fogo, tenente coronel BM Dércio Santos.

A agilidade nas respostas é possibilitada com a instalação do Ciman, que atua como órgão de ordenamento de combate ao fogo. “Cada entidade atua de acordo com as suas responsabilidades. Quando ocorre um incêndio em um município, o Ciman é acionado para atuar imediatamente”, contou o secretário-adjunto de Mudanças Climáticas da Sema, Júlio Cesar Bachega.

Neste ano, a sala de situação está localizada na Sema. Em 2010, foi montada na Defesa Civil e a intenção é que a cada ano, um órgão receba o Ciman.

Mais informações sobre iniciativas e ações relacionadas ao meio ambiente estão disponíveis no site: www.preservemt.com.br

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838