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SEMA
Publicado: Segunda, 11 de Julho de 2011, 12h28 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h03 | Acessos: 574 | Categoria: Notícias
Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MTrio_paraguai_caceres_marcos_vergueiro
Alunos participaram de expedição no Rio Paraguai

A formação de educadores ambientais na comunidade escolar e também fora dela é o objetivo do projeto “Base para Formação de Educadores Ambientais na Escola Estadual Onze de Março”, de Cáceres (a 210 km a Oeste da Capital).

O projeto envolve 85 estudantes do Ensino Médio Integrado e recebeu financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) para o desenvolvimento das atividades.

A proposta de trabalho foi elaborada pelo professor com doutorado em Ecologia e Recursos Naturais, Aguinel Messias de Lima. Ele ministra Biologia no Curso Técnico de Meio Ambiente e acredita que a ação "contribuirá na formação de educadores ambientais escolares para intervenção educativa no contexto local e contribuir com sustentabilidade do rio Paraguai e Pantanal, além de fortalecer as ações em Educação Ambiental desenvolvidas pela escola”. Segundo ele, a proposta utiliza o rio Paraguai como tema gerador de ações em educação ambiental.

Os estudantes já fizeram uma expedição científica pelo rio Paraguai e a atividade proporcionou conhecer mais da flora e fauna, assim como viabilizou a socialização de conhecimento com a população ribeirinha. “Foram constatados aspectos como o assoreamento e poluição. Esse é o momento de sistematização da coleta de dados. Posteriormente elencaremos a forma como sensibilizaremos a comunidade, em que espaços e quais as instituições”, explica o professor doutor.

Outra expedição, esta por terra, será realizada com destino a nascente do rio Paraguai. Necessariamente os alunos irão percorrer trechos compreendidos nas cidades de Cáceres, Diamantino até chegarem a Porto Esperidião (onde está a nascente). “A ação possibilitará o diagnóstico em diferentes espaços”, explica ele. As expedições são realizadas mediante o emprego dos recursos na ordem de R$ 11,5 mil destinados pela Fapemat ao projeto.

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