Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Período proibitivo de queimadas é prolongado neste ano em Mato Grosso
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quarta, 06 de Julho de 2011, 21h25 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h03 | Acessos: 971 | Categoria: Notícias
Foto: Secom-MTBRIGADISTAS
Brigadistas no combate às queimadas

Em função da necessidade de operacionalização das ações dos órgãos envolvidos e adversidade das indicações climáticas, a proibição das queimadas em Mato Grosso será prolongada neste ano.

Na última segunda-feira (04.07), o governador em exercício Chico Daltro assinou o decreto que proíbe a prática de 1° de julho a 15 de outubro.

De acordo com o coordenador-geral adjunto do Comitê Estadual de Gestão do Fogo (CEGF), tenente-coronel BM Dércio Silva, a queimada ilegal é proibida durante todo o ano e a prática é permitida apenas com a autorização dos órgãos ambientais. “Porém, no período de 1° de julho a 15 de outubro, as queimadas são terminantemente proibidas e as autorizações são vedadas”, explicou.

Durante o período proibitivo de queimadas, as ações de fiscalização são intensificadas pelos órgãos responsáveis. “É feito o acompanhamento de dados dos focos do calor para fazer a deflagração do atendimento”, comentou o coordenador geral-adjunto.

Com o início do período proibitivo, o Centro Integrado e Multiagências do Comando Operacional (Ciman) já começou a ser estruturado, onde uma sala de situação atua para potencializar a resposta e otimizar os recursos disponíveis das multiagências que compõem o sistema. Vários órgãos como a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Defesa Civil ficam de prontidão aguardando algum chamamento de municípios que eventualmente não conseguirem combater o fogo em suas regiões. “É um órgão de ordenamento de combate ao fogo para dar agilidade nas respostas”, pontuou Dércio Silva.

No dia 04 de julho, o Comitê do Fogo promoveu audiência pública em Chapada dos Guimarães para tratar sobre as queimadas. “Foi um debate com a sociedade, que conhece a realidade da sua região quanto ao assunto”, concluiu o coordenador.

Mais informações sobre iniciativas e ações relacionadas ao meio ambiente estão disponíveis no site: www.preservemt.com.br

 
Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838