O presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), Hélio Gurgel, participou de reunião para instalação da Comissão Nacional para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, com vistas à organização da Conferência Rio+20.
O evento aconteceu no dia 1º de julho, no Palácio Itamaraty, em Brasília (DF). A reunião presidida pelo ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, e pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira contou com a participação de ministros de Estado, senadores da República, deputados, autoridades do Governo Federal e representantes da sociedade civil.
A Comissão Nacional para a Conferência Rio+20 é composta por representantes de 18 Ministérios, de diversos setores da sociedade civil e dos Poderes Legislativo e Judiciário. Criada pelo Decreto 7.495, de 7 de junho de 2011 a comissão tem o papel de promover a interlocução entre as diversas esferas de Governo e da sociedade civil com a finalidade de articular os eixos da participação do Brasil na Rio+20.
Uma das primeiras tarefas do grupo é aprovar a proposta brasileira para a conferência, a ser encaminhada à ONU até o dia 1º de novembro deste ano. Os dois temas estabelecidos pelas Nações Unidas são: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e a governança internacional para o desenvolvimento sustentável.
A Rio+20 será realizada de 28 de maio a 6 de junho de 2012, no Rio de Janeiro. Na próxima reunião da Comissão Nacional, marcada para agosto, deve ser definido o cronograma de trabalho da proposta brasileira para a conferência, entre outros pontos.
De acordo com o presidente da Abema a entidade está empenhando o esforço de todos os seus associados para a discussão dos principais objetivos da Rio+20. “Nosso objetivo é trazer à Comissão Nacional uma contribuição efetiva ao este que será um momento importante, um marco, no momento ambiental que vive o País”, pontuou o presidente Hélio Gurgel.
(Com informações da Assessoria Abema e Ministério das Relações Exteriores)