Reforçar a fiscalização, educação e conscientização ambiental no período de férias onde o fluxo de turistas aumenta no Rio Araguaia resultou na parceria entre a Unidade Regional da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) de Barra do Garças, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hidricos de Goiás (Semarh) e a Polícia Militar Ambiental Goiás.
Apesar da pesca não ser proibida no período, a população deve se atentar para obter a documentação de autorização, utilizar os materiais de uso permitido, além do pescado estar dentro da medida estabelecida em lei. “O trabalho aconteceu no período de 27 de junho a 03 de julho. A fiscalização contou com 40 fiscais, seis veículos, oito embarcações no trecho de Barra do Garças até Luis Alves em Goiás, localizado na Região do Baixo Araguaia, próximo a Ilha do Bananal, que representa 600 quilômetros de extensão”, explicou o diretor da Unidade Regional, Cleber Ferreira.
Esse é o terceiro ano em que a operação foi realizada e a interação entre os Estados ajuda a coibir a pesca predatória. “Vários barcos, motores e equipamentos de pesca são apreendidos durante a fiscalização e os portadores do pescado irregular são autuados”, pontuou o diretor da Unidade Regional de Barra do Garças.
Em paralelo com a operação no Rio Araguaia, a Unidade Regional de Barra do Garças também realiza em parceria com a Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal (PRF), outra operação nos demais rios da bacia do Araguaia e rodovias de acesso a região.
Mais informações sobre iniciativas e ações relacionadas ao meio ambiente estão disponíveis no site site www.preservemt.com.br .