Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Secretário participa de lançamento do programa Copa Verde
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Segunda, 06 de Junho de 2011, 20h51 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h06 | Acessos: 661 | Categoria: Notícias
Foto: Marcos Negrini/Secom-MTPLANTIO_EM_MORRO_ALTO_COPA_VERDE_MARCOS_NEGRINI
Programa possibilitará recuperação das margens dos rios Cuiabá, Paraguai e São Lourenço

O secretário de estado do Meio Ambiente, Alexander Torres Maia participou na manhã desta segunda-feira (06), na comunidade de Barranco Alto, no município de Santo Antonio do Leverger, do lançamento do programa Copa Verde por meio do qual comunidades de nove municípios da Baixada Cuiabana serão beneficiadas com o plantio de 1,4 milhão de mudas de árvores nativas. As mudas, de 62 espécies diferentes da região, serão plantadas ao longo das margens dos rios Cuiabá, Paraguai e São Lourenço, todos formadores do Pantanal.

 Além de proporcionar renda a cerca de 3 mil famílias ribeirinhas – o crédito de carbono gerado pelas novas árvores será vendido pelo moradores e comprado pela Agencia de Execução dos Projetos da Copa (Agecopa), para compensação do gás carbônico emitido nas obras da Arena Pantanal -, o programa promoverá a regularização ambiental das propriedades, a maioria delas, 2.034 famílias, instaladas em áreas de Preservação Permanente (APP).

A iniciativa é resultado da parceria entre Agecopa e Instituto Ação Verde e prevê que nos próximos três anos deverão ser destinados R$ 3,5 milhões, dos quais R$ 710 mil serão pagos diretamente aos moradores das localidades, pela venda do crédito de carbono.

O secretário de estado do Meio Ambiente, Alexander Maia, parabenizou a iniciativa socioambiental. Maia participou da assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que permitira a implementação da iniciativa nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antonio do Leverger, Jangada, Nobres, Rosário Oeste, Poconé, Acorizal e Barão de Melgaço, recuperando a mata ciliar dos três principais rios formadores do Pantanal.

Maia lembrou as ações que a Sema vem realizando nos municípios da Baixada Cuiabana, também em parceria com o Instituto Ação Verde, por meio da Educação Ambiental. “Iniciativas como essa fortalecem as comunidades ribeirinhas e contribuem para a recuperação de áreas degradadas, envolvendo a população numa ação de cidadania e conscientização ambiental”.

CURSO DE BRIGADISTAS – Após participar da solenidade na comunidade de Barranco Alto, o secretário de Estado do Meio Ambiente abriu oficialmente o curso de formação de Brigadistas para o projeto Quadrante.

O curso esta sendo ministrado no Auditório do Parque Estadual Massairo Okamura e termina no próximo sábado.

Ao todo são 45 voluntários que receberão instruções capacitando-os para o combate, contenção e extinção de incêndios florestais e queimadas urbanas. O curso será ministrado por instrutores do Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil do Estado e município de Cuiabá.

Maia lembrou que Cuiabá foi o primeiro município a assinar o Pacto de Redução de Queimadas. Por meio desse documento, o Executivo municipal se compromete a implementar ações como campanhas educativas, implantação do Comitê Municipal de Gestão do Fogo e estabelecer como prioridade a fiscalização de terrenos baldios.

A iniciativa é parte do Programa Integrado "Mato Grosso Unido contra as Queimadas", lançado no último dia 06 de maio pelo governador Silval Barbosa e pelo secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexander Torres Maia, em solenidade no Palácio Paiaguás.

“Em todo o estado já foram realizadas 15 audiências públicas para discutir e alertar a sociedade sobre os problemas causados pelas queimadas à saúde e ao meio ambiente. Este ano, nossa prioridade é a prevenção”, salientou Maia ao lembrar que a meta do governo para este ano é de que os municípios reduzam em 65% (em relação ao ano passado), o número de queimadas e incêndios florestais.

Em todo o estado cerca de 800 brigadistas já foram capacitados e estão aptos a serem contratados pelos municípios e pelo governo do Estado, nesse caso, para atuar nas unidades de conservação estaduais.

SEMINÁRIO – Agora à tarde, o secretário de Meio Ambiente participa da abertura do Seminário “Sistema de Monitoramento e Controle Florestal de Mato Grosso: desafios e soluções”, no Auditório da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), em Cuiabá. O seminário que reúne especialistas renomados no tema é resultado da parceria entre o Instituto Centro de Vida (ICV), Governo do Estado/Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem).

O evento acontece nesta segunda e terça-feira (07) e vai servir para que seja feito um balanço dos instrumentos de gestão florestal no Estado, além de identificar os problemas existentes e propor soluções para reduzir a vulnerabilidade de fraudes e atividades ilegais.

O seminário pretende conseguir dois resultados principais: gerar um entendimento compartilhado entre os participantes sobre situação e desafios do sistema de controle florestal de Mato Grosso, considerando também a realidade do sistema em funcionamento em outros estados; e produzir um conjunto de propostas concretas e uma agenda de prioridades para a implementação de soluções visando o fortalecimento do sistema.

Participam do evento representantes e técnicos das Secretarias de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso, Pará, Amazônia, Rondônia, Acre, Tocantins e Bahia; do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) de Mato Grosso e Brasília; instituições de pesquisa e organizações da sociedade civil socioambientais; Cipem e Aimex, como representação do setor de base florestal dos estados de Mato Grosso e Pará e Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal; Polícias Federal, Rodoviária Federal e Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Polícia Judiciária Civil/Delegacia Especializado do Meio Ambiente (Dema).

Confira a programação:

 

Seminário de Monitoramento e Controle Florestal de Mato Grosso: Desafios e Soluções

 

Segunda-feira (06.06)

Bloco 1 – 14 às 16 horas – “O estado da arte do sistema de monitoramento e controle florestal”

Julio Bachega/Sema-MT: Sisflora, CC-Sema, Simlam e instrumentos de monitoramento

Ibama: DOF

Perguntas e respostas


Bloco 2 – 16 às 18 horas – “Fragilidades e desafios do sistema de controle florestal de Mato Grosso”

André Monteiro/Imazon: Transferência do Manejo Florestal de Mato Grosso

WWF Brasil: Madeira Legal

CIPEM: A busca da legalidade na prática e as brechas no sistema

- Perguntas e respostas

 

Terça-feira (07.06)

Bloco 3 – 08:30 às 12 horas – Trabalho em grupos sobre os problemas identificados e proposição de soluções

Grupos de trabalho (proposta preliminar):
- Monitoramento da exploração florestal
- Inserção de créditos no Sisflora e DOF
- Manutenção do sistema (correção de erros)


Bloco 4 – 14 às 17 horas – Síntese e conclusões

- Apresentação e discussão dos resultados dos grupos de trabalho
- Síntese das principais propostas
- Agenda de prioridades para o fortalecimento do sistema de monitoramento e controle florestal de Mato Grosso

 

SERVIÇO:

DATA: 06 e 07 de junho

HORÁRIOS: dia 06 de junho: 14 às 18 horas

dia 07 de junho: 08:30 às 12 horas e das 14 às 17 horas

LOCAL: Auditório da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4193, Bosque da Saúde, Cuiabá-MT

 

 

 

 

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838