Página inicial > SEMA > Notícias > Indea implanta unidade de identificação de madeira em Brasnorte
Publicado: Segunda, 06 de Junho de 2011, 16h26 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h07 | Acessos: 594 | Categoria: Notícias

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) implantou uma Unidade de Identificação de Madeira no município de Brasnorte (580 km ao Norte de Cuiabá) nesta sexta-feira (03.06). O objetivo é atender o setor madeireiro, que tem na atividade a principal na econômia local, com cerca de 40 madeireiras legalizadas, produzindo em média 4.200 metros cúbicos de madeira por mês, empregando centenas de trabalhadores de forma direta e indireta.

O prefeito de Brasnorte, Mauro Rui Heisler, explica que há muito tempo o setor enfrentava dificuldades no transporte e na identificação correta das espécies vegetais. Daí a importância da inauguração da Unidade do Indea na região. “Agradecemos a eficiência do Indea, que atendeu protamente a nossa reivindicação em um prazo até mais rápido do que esperávamos”.

De acordo com o presidente do Indea-MT, Valney Souza Corrêa, a medida emergencial da criação da Unidade se deu em função da preocupação com os empresários do setor, com a cadeia da madeira em geral, e da legalidade na execução dos serviços, pois este setor é um dos pilares da economia naquela região. Isso, porque a permissão do transporte interestadual da madeira, mediante a emissão do Certificado de Identificação Madeira, que permite o trânsito e transporte de madeira serrada, antes era feita em outro município. A partir de agora, os técnicos do Indea-MT, depois de conferirem os documentos da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e municipais, podem emitir o documento e dar mais tranquilidade para as empresas do setor.

Na avaliação do presidente da associação dos madeireiros de Brasnorte, Albino Pinto, e de vários associados que estiveram na solenidade, o setor comemora a conquista, que era esperada por mais de sete anos. Segundo ele, a partir de agora começa uma nova etapa, que com certeza trará mais tranquilidade para o setor, evitando atrasos e desconforto na hora de transportar os produtos por eles comercializados. Já que houve casos, inclusive, de carregamento de madeira transportado com nomes trocados por falta de um serviço especializado na região.

Entre aqueles que estiveram em Brasnorte para a implantação da Unidade de Anatomia e Identificação de Madeira, estão Roberto Calos de Souza, coordenador de Fiscalização dos Recursos Naturais e Renováveis do Indea, Vanderlei do Nascimento, gerente regional do órgão em Juína, o vice-prefeito de Brasnorte, Sebastião Roberto Marcelo, vereadores municipais e demais pessoas do setor.