Página inicial > SEMA > Notícias > Empaer repassa 3 milhões de mudas nativas para produtores da Baixada Cuiabana
Publicado: Quinta, 02 de Junho de 2011, 15h31 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h07 | Acessos: 622 | Categoria: Notícias
Foto: Empaermudas_empaer_agricultores
Produtores rurais da Baixada Cuiabana já receberam 3 milhões de mudas nos últimos 12 anos

Nos últimos 12 anos de atividade, o viveiro de mudas de espécies nativas e frutíferas da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) produziu três milhões de mudas, que foram doadas aos produtores rurais da Baixada Cuiabana, usadas para reflorestamento de áreas degradadas e matas ciliares.

O trabalho faz parte do Projeto de Conservação e Recuperação da Bacia do Rio Cuiabá que amplia a atuação este ano, estendendo para o Rio Paraguai com a parceria do Instituto Ação Verde.

O coordenador do viveiro, Antônio Rocha Vital, explica que a intenção é produzir 400 mil mudas por ano. Com uma área de 18 mil metros quadrados, no viveiro são multiplicadas 66 espécies diferentes de plantas. As espécies mais produzidas são jatobá, cumbaru, ipê (roxo, amarelo, rosa e branco), angico, tarumã, bordão de velho, dama da noite, mogno, goiaba, caju e outras. O convênio com o Instituto Ação Verde será assinado no início de junho.

Conforme Vital, o trabalho não restringe somente a produção de mudas e sim orientação sobre os cuidados com o meio rural preservando a mata ciliar, os cuidados na produção de mudas, escolha correta da muda ou semente, preparo da terra, plantio, irrigação e evolução da planta. As orientações são repassadas aos produtores rurais, alunos das escolas públicas e privadas. Foram desenvolvidas atividades nos municípios Rosário Oeste, Nobres, Jangada, Acorizal, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Chapada dos Guimarães, Planalto da Serra, Santo Antônio de Leverger, Várzea Grande e Cuiabá.

O técnico agropecuário da Empaer, Roberto Arcanjo, responsável pela multiplicação das mudas nativas e frutíferas, explica que para produzir árvores é necessário ter alguns cuidados, e conhecer as espécies, como por exemplo, a mangava mansa se deixar a semente secar não germina, o ipê, coletar a semente e plantar, perde o poder de germinação, o cupuaçu, tirou a polpa tem que plantar. “Cada planta tem a sua particularidade e necessita de técnica e conhecimento para crescer”, declara Arcanjo.

Para sanar as dúvidas e plantar corretamente, o viveiro está elaborando um boletim técnico que explica como produzir mudas de diversas espécies nativas e frutíferas do Estado. O produtor rural de Nossa Senhora do Livramento, Juverci Alves de Oliveira, possui uma propriedade de 37 hectares, plantou 80 mudas, nas margens dos rios. Esteve no viveiro da Empaer, localizado no município de Várzea Grande, para obter orientações do plantio do açaí. “Conforme informação do técnico vai adquirir 30 mudas de açaí e plantar em locais com vegetação e sombreamento”, fala Juverci.

Além das espécies nativas e frutíferas tem uma proposta de implantação de um viveiro para produção de mudas de espécies madeiráveis utilizadas pelas indústrias moveleiras, no município de Sinop. Segundo Rocha, o projeto tem com objetivo recompor áreas de reservas legais e de preservação permanente em propriedades de agricultores familiares. A proposta beneficiará 40 mil famílias de 51 projetos de assentamentos, localizados em 37 municípios das regiões de Alta Floresta e Sinop.

O viveiro, com capacidade para produzir 150 mil mudas/ano, vai atuar nos períodos de 2011 a 2014 em parceria com as prefeituras. O projeto prevê a recomposição de 60 hectares/ano de reservas legais e 130 hectares/ano de preservação permanente. “Estamos buscando recursos para a realização deste projeto”, sinaliza Rocha.