O secretário de estado do Meio Ambiente, Alexander Torres Maia abriu nesta quarta-feira (01.06), a sétima edição da Semana do Meio Ambiente, evento que este ano tem como tema central das discussões “Floresta e Clima: Pensando além das copas”, falando sobre o desafio assumido por Mato Grosso, de buscar o desmatamento ilegal zero. “Precisamos deixar isso muito claro passa a sociedade mato-grossense, nós estamos perseguindo incessantemente essa meta”.
Maia lembrou o esforço que vem sendo realizado pelo Governo do Estado nos últimos anos, levando a mais significativa redução do desmatamento alcançada entre os estado da Amazônia Legal ao adotar políticas como o MT Legal, programa que incentiva a regularização ambiental das propriedades, entre outras. “Não podemos esquecer que de 2004 a 2010, em razão das ações desenvolvidas pelo governo do estado por meio da Sema, Mato Grosso reduziu em 93% o desmatamento, obtendo o reconhecimentos dos organismos nacionais e internacionais”. Em 2004 o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe) registrou 11.828 quilômetros de desmatamento. Em 2010 esse número chegou a pouco mais de 800 quilômetros quadrados.
O secretário falou também sobre a campanha de conscientização em relação às queimadas e sobre temas que estão na pauta das discussões no âmbito do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, como o pagamento por serviços ambientais.
Nesse sentido, Alexander Maia disse que a expectativa é de que “no futuro muito próximo, a sociedade consiga perceber, tanto a nível nacional como internacional, que somente investindo nas florestas, investindo na qualidade de vida das pessoas e participando ativamente do desenvolvimento social é que conseguiremos valorizar a floresta em pé”, disse ele lembrando é possível conciliar a economia com a ecologia, o desenvolvimento com práticas sustentáveis.
“Este momento, em que realizamos a Semana do Meio Ambiente, é de reflexão. Um momento onde procuramos chamar a atenção da sociedade, por meio de palestras e uma série de atividades que estão programadas para os próximos dias, sobre a importância da questão ambiental no nosso dia-a-dia”.
Em relação ao tema da edição de 2011 da Semana do Meio Ambiente “Floresta e Clima”, Maia disse é fundamental para um estado onde 50 milhões de hectares são cobertos por florestas, 19% de todo o território está protegido por Unidades de Conservação (federais, estaduais, ou terras indígenas), onde o setor de base florestal atua cada vez mais organizado e fortalecido, e onde a produção de grãos e de alimentos é destaque entre os estados brasileiros, “e isso tudo fazemos com muita responsabilidade social”, destacou ele.
LANÇAMENTO – Durante o evento foram lançadas duas obras, a primeira, “REDD no Brasil – um enfoque amazônico”, do diretor executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Paulo Moutinho, que falou sobre o tema na conferencia de abertura do evento, traz os fundamentos, critérios e estruturas institucionais para a discussão de um regime nacional de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD).
A outra obra lançada foi o “Sistema de Gestão Ambiental nas indústrias de médio e grande porte do Estado de Mato Grosso – Quantas são onde estão e como estão funcionando?”, da analista de Meio Ambiente da Sema, Doroty Queiróz Tapanotti que traz um perfil do segmento industrial de extrativas e de transformação de médio e grande porte instaladas em Mato Grosso em relação ao Sistema de Gestão Ambiental (SGA).
Participaram da abertura da VII Semana do Meio Ambiente, o secretario chefe da Casa Civil, José Lacerda, representando o Governador Silval Barbosa; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Carlos Alexandre Rodrigues Coronel, o secretário adjunto de Comunicação, Onofre Ribeiro, entre outras autoridades.
PROGRAMAÇÃO – A Semana do Meio Ambiente prossegue nesta quinta-feira (02.06) com atividades nos Parques Estaduais Massairo Okamura e Mãe Bonifácia e no Auditório do Senar.
No Auditório Jatobá, do Parque Estadual Massairo Okamura acontecem as palestras “Floresta um bem comum: Sociedade, Cultura e Conflito”, pela manhã e, no período da tarde, na palestra II, “Impactos Ambientais e os problemas de saúde na modernidade”.
No espaço Sagui, do Parque Estadual Mãe Bonifácia, durante todo o dia, acontece o Fórum dos Projetos do Vale do Rio Cuiabá e no Auditório do Senar, curso de capacitação para servidores da Sema na temática Florestal.
Confira a programação na integra, no site da Sema, no endereço www.sema.mt.gov.br, no link VII Semana do Meio Ambiente. Outras informações pelo telefone (65) 3613 7359.