Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Livro sobre o REDD no Brasil será lançado durante a VII Semana do Meio Ambiente
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Terça, 31 de Maio de 2011, 20h26 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h08 | Acessos: 661 | Categoria: Notícias
Foto: Edson Rodrigues/Secom-MTCOLETA_SELETIVA_PETS_SEMANA_DO_MA
Coleta de PET marcou lançamento da Semana do Meio Ambiente que tem como tema "Florestas e Clima"

Duas obras serão lançadas durante a sétima edição da Semana do Meio Ambiente este ano. O lançamento será no primeiro dia do evento, nesta quarta-feira (1º de junho), no Salão Nobre 'Secretário Cloves Vettorato' do Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

Uma delas é o livro “REDD no Brasil – um enfoque amazônico”, do diretor executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Paulo Moutinho. O livro terá lançamento nacional durante as comemorações do Dia Internacional do Meio Ambiente em Cuiabá. A obra traz fundamentos, critérios e estruturas institucionais para a discussão de um regime nacional de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD).

No livro, Moutinho cita que 'o Brasil poderá fazer uma contribuição substancial à mitigação da mudança climática global se reduzir suas emissões de GEE (Gás de Efeito Estufa), oriundas de desmatamento e, ao mesmo tempo, progredir no estabelecimento de um desenvolvimento econômico de baixa emissão de carbono'. Um dos caminhos mais promissores para se chegar a tal desenvolvimento é aquele atualmente em debate no âmbito da UNFCCC e identificado pela sigla REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal).

Se um mecanismo de REDD for implementado, os países em desenvolvimento que se disponham a adotá-lo e que comprovem reduções de emissões de GEE resultantes do desmatamento em seus territórios poderão obter incentivos positivos ou compensações financeiras. A expectativa, segundo o autor, é de que este regime estimule uma nova economia mundial de baixa emissão que contemple os esforços para proteção florestal e redução de emissões por desmatamento.

O lançamento do livro sobre REDD no Brasil será durante a programação matutina do evento.

GESTÃO AMBIENTAL - O outro livro, “Sistema de Gestão Ambiental nas indústrias de médio e grande porte do Estado de Mato Grosso – Quantas são onde estão e como estão funcionando?”, da Editora da Universidade Federal de Mato Grosso (EdUFMT), acontecerá às 17 horas. O livro é o resultado da pesquisa científica realizada no período de 2006 a 2008, na base de dados de 2005, durante o Mestrado em Geografia, da analista de Meio Ambiente da Sema, Doroty Queiróz Tapanotti, autora da obra, que teve como orientador o professor Doutor na área de Planejamento Ambiental, Hugo José Scheuer Weller. Um total de 163 empresas foram selecionadas para a pesquisa e dessas, 14 responderam.

Com foco no tema Ambiente e Desenvolvimento Regional, oferecido pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) com o objetivo de conhecer a atuação das indústrias extrativas e de transformação de médio e grande porte instaladas em Mato Grosso em relação ao Sistema de Gestão Ambiental (SGA), a obra apresenta um retrato do Estado, de acordo com a autora.

No livro, Doroty identifica as empresas que adotam o Sistema de Gestão Ambiental, os motivos da não-adoção, os benefícios e dificuldades de sua operacionalização e manutenção, e a forma com estão gerenciando seus programas ambientais. “No trabalho, também buscamos conhecer as certificações que as empresas estão obtendo e sua interface com o licenciamento ambiental”, completou.

Uma das conclusões, após o término da pesquisa, foi de que é possível identificar um movimento crescente no meio empresarial mato-grossense à procura de qualidade ambiental nas indústrias.

As informações são significativas: 79% das empresas participantes afirmaram adotar o Sistema de Gestão Ambiental em suas unidades de negócios. Desse total, 36% estão em conformidade com a norma ISO 14001; 29% construíram um SGA específico e próprio, e 57% o tem de forma integrada com outros sistemas da empresa, o segmento da saúde, segurança e meio ambiente ou qualidade. “Outro dado importante diz respeito à própria certificação ambiental em relação a qual 21% já possuem certificação ISO 14001 e 58% manifestaram a intenção de obtê-la. Além disso, do total de empresas respondentes, 50% possuem outras certificações”, salientou a autora ao considerar fundamental a “parceria entre o órgão ambiental do Estado e o setor produtivo e industrial, visando a adoção do SAG, de forma voluntária”.

PROGRAMAÇÃO - A VII Semana do Meio Ambiente, este ano com o tema “Floresta e Clima – Pensando além das copas” tem o objetivo de promover comunicação e união de esforços entre o Poder Público e a sociedade civil, visando mudanças de comportamentos e atitudes ambientalmente corretas.

Durante o evento, uma programação variada, incluindo palestras e mesa redonda, será realizada nos Parques Estaduais Mãe Bonifácia e Massairo Okamura, direcionada a estudantes do ensino fundamental, médio e graduação e Salão Nobre 'Secretário “Cloves Vettorato', no Palácio Paiaguás. Também será realizada uma exposição de trabalhos científicos, apresentações culturais, oficinas, e uma capacitação para técnicos da Sema, entre outras atividades.

A programação tem inicio nesta quarta-feira (01.06), no Salão Nobre Secretário Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, às 8h, com uma conferência sobre o tema “Floresta e Clima”. Como parte da programação o grupo Alma de Gato fará uma apresentação cultural e no período da tarde, será realizada uma mesa redonda com o tema “Mudanças Climáticas" onde serão abordadas questões relacionadas às Mudanças Climáticas, Manejo Florestal e REDD. No encerramento das atividades acontecerá uma apresentação cultural com o Grupo Bionne.

Na quinta-feira (02.06), a programação prossegue no Parque Estadual Massairo Okamura, com duas palestras sobre os temas “Floresta um bem comum: Sociedade, Cultura e Conflito (no período da manhã) e, os “Impactos Ambientais e os problemas de saúde na modernidade” (no período da tarde). Também na programação será realizada uma exposição de trabalhos científicos e, apresentação cultural da Orquestra de Flauta da Escola Estadual José Leite de Moraes, de Várzea Grande.

Também na quinta-feira (02.06), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), acontece um curso de capacitação para servidores da Sema que prossegue até sexta-feira (03.06).

Na sexta-feira (03.06), as atividades serão realizadas no Parque Estadual Mãe Bonifácia, com as oficinas “Floresta em pé dá frutos” (oficinas de Biojoias e Horta na Janela) standes, além de teatro de bonecos e apresentações culturais.

As inscrições para a VII Semana do Meio Ambiente estão disponíveis no site da Sema (www.sema.mt.gov.br), bem como a programação completa do evento no link “VII Semana do Meio Ambiente”.

Mais informações pelos telefones (65) 3322 3347, da Superintendência de Educação Ambiental da Sema (SUE) ou pelo número (65) 3613 7359, na Assessoria de Imprensa do órgão.

 
Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838