Página inicial > SEMA > Notícias > Implantação da Avenida Parque do Barbado deve durar 12 meses
Publicado: Quarta, 25 de Maio de 2011, 13h26 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h09 | Acessos: 959 | Categoria: Notícias

Foto: Edson Rodrigues/AgecopaREUNIO_AGECOPA
Reunião pública discute obras da Avenida Parque do Barbado

O diretor de infraestrutura da Agecopa, Carlos Brito, detalhou na tarde desta terça-feira (24.05), durante realização de reunião pública, em Cuiabá, o projeto de implantação da Avenida Parque do Barbado. A expectativa é que o edital de licitação da obra seja publicado em julho e, após iniciada a construção, a via deverá ficar pronta em 12 meses.

Com intuito de conhecer o projeto, dezenas de moradores das regiões que serão afetadas por essa obra participaram da reunião pública realizada hoje no auditório do Ginásio Aecim Tocantins. A 'Parque do Barbado' interligará as avenidas Fernando Correa da Costa, Arquimedes Pereira Lima, Dante de Oliveira (Av. dos Trabalhadores), Gonçalo Antunes de Barros (Jurumirim) e avenida Vereador Juliano Costa Marques

Estratégica para o fluxo de trânsito em Cuiabá e Várzea Grande, a Av. Parque do Barbado desafogará a Av. Miguel Sutil e integrará importantes vias da cidade. De acordo com o diretor de Infraestrutura da Agecopa, Carlos Brito, as reuniões realizadas para melhor interação entre as autoridades e a população fazem parte do processo democrático, contribuindo para que o projeto atenda às necessidades dos moradores. “Muitas sugestões serão consideradas na elaboração do projeto, que tem como objetivo maior melhorar a qualidade de vida em Cuiabá e Várzea Grande”.

O presidente da Comissão Parlamentar de Acompanhamento das Obras da Copa do Mundo 2014, deputado Wagner Ramos (PR), sugeriu a construção de passarelas em alguns pontos da avenida para garantir maior segurança dos pedestres. O professor do Departamento de Arquitetura da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Valdenir Piazza, ressaltou que o número de ruas locais interligadas com a avenida deve ser reduzido, para evitar acidentes nessa via que terá trânsito rápido.

Vários moradores da região do córrego do Barbado também fizeram perguntas e puderam esclarecer algumas dúvidas em relação ao impacto da obra. Participaram da reunião também o secretário municipal de Habitação, João Emanuel, o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Anildo de Arruda, o gerente de Obras Públicas da Sema, Valmi Lima, e o coordenador de Mobilidade Urbana da Agecopa, Rafael Detoni.

PROJETO

A obra está divida em dois lotes. O primeiro está orçado em cerca de R$ 23 milhões e abrange um trecho de 4 km entre a Av. das Torres e a Fernando Correa da Costa. O segundo, estimado em R$ 10,8 milhões, terá 1.824 metros de extensão, interligando as avenidas Jurumirim e Juliano Costa Marques.

Um dos pontos ainda em análise do projeto é o traçado da avenida Parque do Barbado nas proximidades da UFMT. As alternativas em estudo são: a viabilidade de passar por cima do córrego do Barbado numa faixa de 500 metros de extensão ou que avenida seja construída ao lado desse córrego. O gerente de Obras Públicas da Sema, Valmi Lima, avalia que a opção de acompanhar o córrego e preservar a área verde da universidade seria a menos danosa ao meio ambiente.

As possíveis desapropriações estão em análise, sob a responsabilidade da Secretaria Extraordinária de Apoio às Ações da Agecopa e PAC. O governo estadual também fará um levantamento sobre as famílias que moram às margens do córrego para retirá-las da área de risco e transferí-las para um local adequado, de acordo com a política habitacional do governo.