Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Secretário Alexander Maia e presidente do Ibama vão a Sinop acompanhar ações de combate aos desmatamentos ilegais
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Terça, 24 de Maio de 2011, 17h26 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h09 | Acessos: 959 | Categoria: Notícias
Foto: Fiscalização/Sema-MTdesmatamento9
Governo intensifica ações contra o desmatamento ilegal

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Alexander Torres Maia participa nesta terça (24.05) e quarta-feira (25.05), em Sinop (500 Km ao Norte da Capital) de uma série de ações relacionadas ao combate aos desmatamentos.

Além de uma reunião de trabalho da qual participam o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Curt Trennepohl,  o superintendente do órgão em Mato Grosso, Ramiro Martins-Costa, setores de fiscalização dos dois órgãos e representantes da unidade regional da Sema, o secretário irá visitar duas propriedades na região.

Uma das propriedades exemplifica a situação de desmatamento ilegal e a outra o desmatamento legal.

Antes de embarcar o secretário Alexander Torres Maia reafirmou o compromisso de fechar o cerco contra os desmatadores ilegais. “A determinação é reforçar as medidas de monitoramento, fiscalização e de repressão”, salientou ele. Para isso, estão sendo fortalecidas as ações do órgão e as que são realizadas em parceria com Ibama.

O secretário falou ainda de outras medidas que deverão ser tomadas pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Sema, como a divulgação de uma lista dos produtores que realizaram desmates ilegais em território mato-grossense. “A ideia é encaminhar essa lista aos órgãos e instituições financeiras e ao Ministério Público Federal (MPF) e Estadual (MPE) para que sejam tomadas todas as medidas cabíveis”, ressaltou Alexander Torres Maia.

O desmatamento de 480 Km quadrados verificado em Mato Grosso entre os meses de março e abril está sendo considerado atípico, já que nesses meses as taxas costumam ser bem baixas já que o período chuvoso atrapalha a ação dos desmatadores.

Informações do Ministério do Meio Ambiente (MMA) dão conta de que nove municípios dos Estados do Pará, Amazonas e Mato Grosso deverão entrar na lista dos maiores desmatadores já na próxima semana e serão alvo de medidas específicas por parte do governo federal. Em recente entrevista, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira destacou que “62% dos proprietários rurais no Mato Grosso estão em dia com as medidas de contenção do desmatamento. O desmate foi localizado atingindo 15% das propriedades e concentrados em grandes áreas", destacou a ministra ao afirmar que “o governo federal vai intensificar as ações contra os desmatadores para ter certeza de que o desmatamento não voltará a crescer e para punir quem desmatou ilegalmente”.

(Com Ascom/MMA)

 
Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838