Os governadores dos Estados do Pará, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia, Acre, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso estiveram reunidos, neste sábado (21.05), em Belém, capital do Pará, no Encontro de Governadores da Amazônia Legal que busca fortalecer a integração dos estados.
A reunião deste sábado foi proposta pelo governador do Pará, Simão Jatene. "Precisamos de uma maior integração entra a nossa gente, que compõe a Amazônia. A Amazônia tem grandes desafios, mas também tem possibilidades e potencialidades enormes. Se nós formos capazes de compreender que as nossas diferenças é o que representa as nossas riquezas e criar uma unidade nas nossas diferenças eu tenho certeza que vamos contribuir muito para o desenvolvimento brasileiro, mas através do nosso próprio desenvolvimento", assinalou Jatene.
O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, está presente no encontro que começou às 9h (horário local). Ao chegar para a reunião Silval lembrou que acompanha esses encontros de governadores há algum tempo, "até porque eu estava como vice-governador no governo passado e participei algumas vezes da reunião aqui ou em outro estado. E o que a gente tem de discutir é um política comum para a Amazônia. Desde a participação, da discussão que vem sendo travada no Congresso Nacional sobre reforma tributária que é um preocupação, Código Florestal, dívida dos estados, e também a infraestrutura dos estados da Amazônia", disse o chefe do Executivo mato-grossense mostrando estar afinado com a temática que culminou os encontros há cerca de quatro anos.
Como destacou o Governo do Pará, esta é primeira vez após as eleições de 2010 que os governadores se reúnem para discutir temas comuns aos estados amazônicos e por isso está propondo aos demais governadores a construção de um pacto pela Amazônia, que estimule a unidade para fazer frente a uma série de questões que incomodam ou ameaçam as populações deste pedaço do Brasil.
(Com Rádio Secom-MT)