O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, embarcou na tarde da última sexta-feira (20.05) para Belém, capital do Pará, onde participou no sábado (21.05), do Encontro de Governadores da Amazônia. Na pauta do encontro, ações contra o desmatamento ilegal, infraestrutura, reforma tributária e desenvolvimento da região.
A reunião foi proposta pelo governador do Pará Simão Jatene, e teve por objetivo fortalecer a integração dos chefes do Executivo do Pará, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia, Acre, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.
Silval destacou a importância do encontro para reforçar a integração social e econômica dos Estados que compõem a Amazônia Legal. "É relevante que este encontro aconteça neste momento. Temos que unir os esforços na busca do desmatamento ilegal zero. Vamos fortalecer os pontos em comum para buscarmos o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, avaliou . De acordo com o Governo do Pará não será uma reunião do Fórum de Governadores criado em 2008, mas será a primeira vez após as eleições de 2010 que os governadores se reunirão para discutir temas comuns aos Estados amazônicos.
O governador do Pará, Simão Jatene, propôs aos demais governadores a construção de um pacto pela Amazônia, que estimule a unidade para fazer frente a uma série de questões que incomodam ou ameaçam as populações deste pedaço do Brasil.“A Amazônia corresponde a 60% do território nacional e seu povo representa cerca de 12% da população brasileira”, sublinhou Jatene.
Um dos temas discutidos pelos governadores foi a reforma tributária, que está em estudo e será objeto de um encontro, na semana que vem, em Brasília, no Ministério da Fazenda, entre os governadores das região Norte e Centro-Oeste. Simão Jatene tem especial preocupação, ainda, por dois temas econômicos que afligem a todos os chefes do Executivo da Amazônia: os critérios de atualização das dívidas dos estados e a revisão da distribuição dos fundos constitucionais que entrará em vigor no ano que vem.
O encontro no sábado (21) foi no Hangar (Centro de Convenções e Feiras da Amazônia), das 9h às 15h. Os Estados tiveram a oportunidade de relatar os esforços feitos na construção de uma infraestrutura compatível com o desejo de desenvolvimento sustentável da região amazônica. Na questão ambiental, foram expostos projetos como o Programa Municípios Verdes, criado no Pará com a meta de acabar com o desmatamento irracional e agregar valor à preservação da floresta.
FORUM DE GOVERNADORES - A necessidade de integração regional resultou na formação do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, criado em Brasília, no dia 08 de maio de 2008, na mesma data em que foi lançado o Plano Amazônia Sustentável (PAS). A primeira reunião foi em Belém do Pará, no dia 30 de maio de 2008, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Todas as reuniões do Fórum contam com a participação de membros do Governo Federal que levam as propostas debatidas para dar andamento nas implementações.
Nestes três anos foram realizados sete encontros, os quais resultaram na elaboração das Cartas de Belém, Cuiabá, Manaus, Boa Vista, Palmas, Macapá e Porto Velho. A segunda reunião do Fórum ocorreu em Cuiabá (MT), a terceira em Manaus (AM), a quarta edição do Fórum foi em Boa Vista (RR), a quinta em Palmas (TO), no mês de junho de 2009, a sexta reunião ocorreu em Macapá, em outubro do mesmo ano e a sétima e última reunião realizada até aqui foi em Porto Velho (RO), em março de 2010.
Com informações da Agência do Pará