Página inicial > SEMA > Notícias > Municípios da região Noroeste e Médio-Norte recebem Audiência Pública sobre queimadas
Publicado: Quarta, 18 de Maio de 2011, 20h50 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h10 | Acessos: 661 | Categoria: Notícias
Foto: Ednilson Aguiar/Secom-MT
audienciapublica Audiência Pública discute sobre "Queimadas e suas consequências na saúde e no meio ambiente"

Nos próximos dia 23, 24 e 25 de maio serão realizadas nos municípios de Juara (709 Km a Médio-Norte de Cuiabá); Juína (735 Km a Noroeste de Capital) e Aripuanã (1.002 Km a Noroeste), respectivamente, audiências públicas para debater questões ligadas às queimadas.

Durante as Audiências Públicas, que tem como tema "Queimadas e suas consequências na saúde e no meio ambiente", são repassadas informações e orientações. As prefeituras assinam um Pacto de Redução de Queimadas. Por meio desse documento, o Executivo municipal se compromete a implementar ações como campanhas educativas, implantação do Comitê Municipal de Gestão do Fogo e estabelece como prioridade a fiscalização de terrenos baldios.

A iniciativa é parte do Programa Integrado "Mato Grosso Unido contra as Queimadas", lançado no último dia 06 de maio de 2011, pelo governador Silval Barbosa e o secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexander Torres Maia, em solenidade no Palácio Paiaguás.

As audiências públicas são coordenadas pelo Ministério Público Estadual (MPE) e Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ), com o apoio do Governo do Estado e, tem como objetivo, discutir e alertar a sociedade sobre os problemas causados pelas queimadas à saúde e ao meio ambiente.

Até o final do mês de junho serão realizadas um total de 12 audiências públicas. As próximas serão Alta Floresta (07.06); Guarantã do Norte (08.06); São Félix do Araguaia (14.06); Canarana (16.06) e Cáceres (21.06). Já aconteceram audiências públicas em Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, e Tangará.