A reunião de secretariado, realizada na tarde desta segunda-feira (16.05), no Palácio Paiaguás teve como ênfase o fortalecimento da agricultura familiar, Segurança e o ajuste fiscal.
Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, José Lacerda, a preocupação do governo com o equilíbrio da receita e despesa é permanente.
A agricultura familiar é um dos pontos básicos do plano de governo Silval Barbosa. O secretário José Lacerda disse que foi debatida a reestruturação da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) – conforme estudo que está sendo encaminhado pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), José Domingos Fraga. O titular da Sedraf deve agora se reunir com o governador Silval Barbosa e apresentar o resultado do estudo.
A preocupação, quanto aos gastos, é manter o equilíbrio fiscal, com o aumento da receita pública. Segundo José Lacerda, além do pagamento da folha e do custeio da máquina, o Governo precisa de recursos para investimentos.
No quesito segurança, o Executivo estadual pretende incorporar aproximadamente 1,5 mil homens por ano até 2014. Com esse aumento o Governo do Estado espera chegar a um número de efetivo acima de 12 mil homens.