O Mutirão Ambiental CAR Digital em Nova Mutum começou, nesta terça-feira (16.07), com a presença de produtores rurais e responsáveis técnicos de dez municípios. Essa é a terceira edição do evento, que desta vez acontece na sede do Sindicato Rural do município, de terça-feira (16.07) até quinta-feira (18.07).
Luciane aproveitou para reforçar que o cadastro é a identidade do imóvel e a aplicação do Código Florestal Brasileiro. “O produtor precisa entender como consegue regularizar a propriedade, recuperar uma beira de rio ou uma reserva legal, fazer uma compensação, entre outros inúmeros aspectos que somente com a consulta ou o aceite é possível entender e orientar como deve ser feito corretamente”.
“Atendo produtores de soja e pecuaristas há 16 anos e desde então, auxílio no cadastro. Vejo como uma oportunidade para corrigir e ajustar muitos deles que estão pendentes. Aprendi na palestra que consigo editar no sistema, além de outras particularidades que não sabia”, destaca ela.
Engenheira Florestal Maikelli durante atendimento Foto: Karla Silva Sema/MT
Quem também saiu satisfeito foi o produtor Daniel Caneppele, da Fazenda Águas de Chapecó. Ele destacou que produz soja e milho em Nova Mutum e em Santa Rita do Trivelato. “O mutirão é a oportunidade de entender e identificar os principais gargalos que precisam ser resolvidos nas propriedades. Sem o CAR não conseguimos nada desde créditos junto a bancos a documentos. Logo, sem ele, o produtor está definitivamente encrencado”.
Segundo o produtor, a aproximação promovida pela Sema ajuda a entender como deve ser feita a orientação para os técnicos acharem um caminho para resolver problemas, como a recuperação florestal.
Além de Nova Mutum, serão atendidos também os municípios de Nova Ubiratã, Sorriso, Lucas do Rio Verde, São José do Rio Claro, Nova Maringá, Diamantino, Ipiranga do Norte e Campo Novo do Parecis. O primeiro mutirão aconteceu no mês de abril em Nova Ubiratã e o segundo em Lucas do Rio Verde, em maio.
Os analistas da Sema-MT estão orientando produtores rurais e responsáveis técnicos sobre a importância de analisar e validar o registro junto às propriedades.
O CAR Digital é um projeto único no Brasil, 100% automatizado para a análise dos cadastros de imóveis rurais do Estado. O sistema utiliza a tecnologia de imagens de satélites para apontar e gerar ao produtor o CAR aprovado pela Sema, trazendo mais agilidade a todo o processo. Após a notificação via email, o responsável tem 90 dias para a análise.
O evento tem a parceria da Sema-MT, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão (AMPA).
Produtor Daniel Caneppele tem propriedade em Nova Mutum e Santa Rita do Trivelato Foto: Karla Silva Sema/MT