Fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), com o apoio de Policiais Militares do 10º BPM e Policiais do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), acompanharam o 11º Festival de Pesca de Aripuanã (Pesctur), que ocorreu no último fim de semana.
O patrulhamento no Rio Aripuanã foi realizado com objetivo de localizar e remover armadilhas, redes e demais petrechos proibidos. Durante os dias do evento (28,29 e 30.07) foram realizados os trabalhos de acompanhamento, fiscalização e orientação dos pescadores quanto a legislação vigente no estado.
A equipe realizou ainda vistorias em comércios de pescado do município e orientou os comerciantes quanto as boas práticas do armazenamento e registro dos documentos de origem dos pescados.
“A presença da fiscalização nestes eventos de pesca é essencial para o trabalho educativo e preventivo, com orientação dos pescadores quanto a legislação, os apetrechos proibidos, a exigência da carteira de pesca amadora para fazer a pesca embarcada e o transporte de pescado. Também coletamos informações a respeito da pesca predatória na região já que estes pescadores conhecem muito bem a localidade e contribuem com informações que nos ajudam a planejarmos e executarmos nossas operações”, explicou Alan Silveira, coordenador de Fiscalização de Fauna da Sema.
Não foi localizado nenhum ilícito ambiental durante a fiscalização. As ações de fiscalização continuam em todo o estado, em especial na bacia do Pantanal, incluindo finais de semana e feriados.
Texto: Renata Prata