Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Mato Grosso sedia reunião do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quinta, 20 de Julho de 2023, 22h21 | Última atualização em Quinta, 20 de Julho de 2023, 22h22 | Acessos: 231 | Categoria: Notícias
Abertura do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas
Abertura do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas
Abertura do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas

Mato Grosso sedia nesta quarta-feira e quinta-feira (12 e 13.07) a reunião Ordinária do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), que reúne representantes de comitês dos estados para trocar experiências sobre a gestão hídrica. O evento ocorre no auditório da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT).

A Secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, ressaltou a importância de receber o evento e colaborar com o aprimoramento dos mecanismos de uso racional da água, para continuarmos compatibilizando a produção sustentável e a preservação dos recursos naturais.

"Nos últimos quatro anos focamos em revisitar as nossas políticas públicas, inclusive a política estadual de recursos hídricos, buscando melhorar, inovar, trazer mecanismos mais modernos para permitir que o órgão ambiental tenha uma performance mais eficiente. E a eficiência não é apenas a agilidade com que a Sema analisa ou atende os requerimentos dos usuários, mas efetivamente levar os melhores resultados à população que utiliza a água", destacou, durante a abertura do evento.

O coordenador geral do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, Luiz Carlos Souza, veio de Sergipe para o evento, e relatou que a ideia de trazer o fórum para Mato Grosso foi para conhecer sobre a gestão das águas feita pelo Estado.

"Sabemos que a Sema tem um modelo de gestão bem interessante que se diferencia de outros estados do país, e a ideia foi justamente trazer o colegiado para que a gente possa aprender um pouco sobre esse modelo e disseminar em outros estados", afirmou Souza.

O superintendente de Recursos Hídricos da Sema-MT, Luiz Noquelli, explicou que os comitês são responsáveis por reunir representantes da população local para fomentar a participação da sociedade na gestão da água, e que isso contribui para compartilhar as decisões que impactam diretamente a vida das pessoas.

"Mato Grosso segue o definido pela legislação de recursos hídricos, atuando diretamente na gestão, com a uma de suas incumbências, como a de emitir as outorgas e autorizações de uso da água, e fomenta a instituição e funcionamento dos Comitês de Bacias Hidrográficas. Buscamos desta forma, com a participação social e os usuários de água, trabalhar de forma integrada, descentralizada e participativa", disse.

O Estado conta com 11 Comitês de Bacias Hidrográficas instituídos, o Sistema Estadual de Recursos Hídricos, e, neste ano, implementou o Sistema Integrado de Gestão Ambiental e Recursos Hídricos (SIGA Hídrico), que tornou digital o processo de outorga do uso da água. 

Fórum Nacional

O Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) é a instância colegiada formada pelo conjunto dos Comitês de Bacia legalmente instituídos no âmbito do Sistema Nacional e dos Sistemas Estaduais de Recursos Hídricos. 

O desafio em comum dos 247 Comitês do Brasil é viabilizar a sustentabilidade do uso dos recursos hídricos e a garantia dessa água para o presente e o futuro, com quantidade e qualidade.

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838