O projeto “Qualidade dos Corpos Hídricos Urbanos da Bacia” tem como objetivo a sensibilização e ação em prol da gestão do recurso hídrico, proporcionando maiores informações a respeito da qualidade das águas dos municípios. Uma das ações são os estudos de monitoramento de importantes afluentes dos Rios Garças e Araguaia.
“Por meio destes estudos é possível propor ações mitigadoras viáveis para esta adequação, principalmente com a exclusão direta dos despejos de esgotos domésticos nos corpos hídricos urbanos”, explica Clodoaldo Carvalho Queiroz, presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) Alto Araguaia.
O trabalho teve origem a partir de denúncia efetuada pelo Ministério Público Federal, que apontava para despejo irregular de resíduos domésticos no Córrego Capim Branco afluente do rio Araguaia em Torixoréu. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT) solicitou apoio junto ao CBH, que realizou a coleta e a análise do material em conjunto com o Instituto Federal de Ensino, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT).
A ação foi estendida para os demais municípios que compõem a Bacia. A escolha das cidades ocorre dentro da capacidade do Comitê de avaliar e acompanhar o trabalho. Nos meses de junho e julho estão sendo analisados os corpos hídricos do município de Barra do Garças. A perspectiva é que em agosto se possa atender a cidade de Ribeirãozinho, que sediará a próxima reunião ordinária do CBH.
Além de compreender a realidade dos córregos urbanos na região, o Comitê apresenta medidas paliativas visando reduzir o impacto ambiental dos contaminadores identificados.
Em Torixoréu, foi proposto à Prefeitura Municipal o levantamento e notificação de todos os estabelecimentos que possuem ligação direta dos afluentes com esgoto doméstico. Outra proposta de trabalho é a capacitação de pedreiros e serventes para atuarem na construção de fossas sépticas nestes estabelecimentos, atentando às possibilidades da Prefeitura de executar o projeto.
Conheça o CBH Alto Araguaia
Instituído em 2019, o Comitê atua como uma ferramenta de ação política para a conservação das águas dos afluentes da bacia do Alto Araguaia. Conhecido como o “parlamento das águas”, o CBH abre espaço para que entidades e representantes da sociedade civil possam debater e deliberar propostas para utilização sustentável dos recursos hidrográficos da região. Além do Alto Araguaia, existem outros nove comitês atuantes em Mato Grosso.
O CBH Alto Araguaia atua nas regiões próximas ao curso dos rios Garças e Araguaia, atendendo às demandas das cidades mato-grossenses de Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Barra do Garças, General Carneiro, Guiratinga, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Tesouro e Torixoréu.