O secretário de Estado do Meio Ambiente, José Esteves de Lacerda Filho, participa nesta quinta-feira (04.07), em Manaus (AM), do Seminário Pan-amazônico – Desafios Logísticos na Amazônica Continental.
Promovido pela organização não-governamental PanAmazônia, em conjunto com a Fundação Amazônica de Defesa da Biosfera (FDB) e a Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), o evento que está em sua quarta edição tem por objetivo promover a aproximação entre os vários atores amazônicos – do Brasil e países vizinhos -, a fim de ampliar o debate e superar os desafios comuns.
José Lacerda participa da Mesa 2, onde é discutido o tema “Desafios ambientais, estruturais e de falta de financiamento para implantação de infraestrutura logística na Amazônia”. Na mesma mesa estão o representante de La Cancilleria Peruana, César de Las Casas; o secretário de Estado para Produção Rural, Eron Bezerra; o redator-chefe do jornal El Tempo, de Bogota, Colômbia e o deputado Luiz Castro.
“Nossa ideia é propor ações coordenadas para toda a Amazônia continental, levando em consideração as peculiaridades regionais”, destacou o secretário ao defender ações que conservem a floresta e seus serviços ambientais; sirvam para implementar um novo modelo de desenvolvimento baseado na sustentabilidade e que contribuam para o equilíbrio climático global.
"Assim, teremos como resultado a melhoria da qualidade de vida da população, com respeito as populações indígenas, povos e comunidades tradicionais, o desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis além da compensação pelos serviços ambientais prestados e a infraestrutura e logística adequadas às condições ambientais e compatíveis com as demandas da região amazônica fazendo a interligação com a Pan-amazônia e com os demais países do mundo”.
O presidente da ONG PanAmazônia, Belisario Arce explicou que ao final do evento (nesta sexta-feira - 05.07), será elaborado um documento onde estarão elencados os principais desafios logísticos e suas soluções, além de uma minuta de um projeto de lei para desonerar a operação logística de passageiros e cargas na região.
“O nível de cooperação entre os estados, na região, é baixo, desde o acadêmico ao empresarial. Estamos de costas uns para os outros. A missão do seminário é promover essa cooperação já que se trata de um espaço de diálogo que reúne técnicos, empresários, entidades de classe, governos, políticos e outros do Brasil, Bolívia, Equador e Peru”, destacou.
Voltado para a questão da Logística (tema deste ano), durante o seminário serão discutidas também as “Peculiaridades regionais e propostas para potencializar o desempenho e gerenciamento logístico na Amazônia (Mesa 1), “A logística como instrumento para transformar o capital natural da Amazônia em ganhos econômicos”, entre outros.
Também participam do evento a ex-presidente do Equador, Rosalía Arteaga; o escritor e dramaturgo amazonense, Marcio Souza e o embaixador da Bolívia no Brasil, Jerjes Justiniano.