Alerta Epidemiológico - Exposição de risco ao vírus da raiva
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), através da Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental / Gerência de Controle de Vetores e Zoonoses Alerta:
A raiva é uma antropozoonose que apresenta praticamente 100% de letalidade, é neurotrópico e sua ação no Sistema Nervoso Central - SNC causa quadro clínico característico de encefalomielite aguda, decorrente da sua replicação viral nos neurônios. O vírus penetra no organismo, multiplica-se no ponto de inoculação, atinge o sistema nervoso periférico posteriormente, o Sistema Nervoso Central e, a partir daí, se dissemina para vários órgãos e glândulas salivares, onde também se replica e é eliminado na saliva das pessoas (raiva humana) ou animais infectados (raiva animal), todos os mamíferos são suscetíveis à infecção pelo vírus da raiva. Não se tem relatos de casos de imunidade natural nos seres humanos. A imunidade é conferida mediante o uso de vacina acompanhada, ou não, por soro.
Por isso, a SES recomenda que evitem o contato com animais de vida livre. Caso ocorra, os contactantes devem procurar imediatamente uma Unidade de Saúde com urgência para avaliação médica sobre a necessidade da instituição do protocolo de profilaxia antirrábica pósexposição, conforme preconiza a Nota Técnica nº 08/2022/DEIDT/SVS/MS.
Acesse a nota na íntegra: Alerta Epidemiológico N° 01 - Exposição de risco ao vírus da RAIVA