Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > MT é "exportador" de água com nascentes que abastecem três bacias hidrográficas
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quinta, 23 de Março de 2023, 15h23 | Última atualização em Segunda, 03 de Abril de 2023, 14h54 | Acessos: 227 | Categoria: Notícias
Rio Araguaia Crédito - Mayke Toscano/Secom-MT
imagem sem descrição.

Mato Grosso é um dos estados com maior potencial hídrico do Brasil, com nascentes que dão origem aos rios que são os responsáveis por alimentar três Bacias Hidrográficas: Paraguai, Tocantins-Araguaia e Amazônica. Uma delas, a Amazônica, é a maior bacia do mundo e ocupa 65,7% do território estadual. Na data em que se comemora o Dia Mundial da Água, 22 de março, mostramos a importância dos recursos hídricos do estado.


"Devemos sempre destacar a importância de Mato Grosso para o Brasil e para o mundo. Somos um grande exportador de água, com três importantes bacias hidrográficas. A Sema atua para que possamos ter o uso racional desse recurso essencial para a qualidade de vida da população e produção de alimentos", avalia a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.

O estado "exporta" água pelo fato das bacias serem abastecidas pelas nascentes localizadas em Mato Grosso. A água é levada para outros territórios pelo curso de diversos rios, entre eles o Paraguai, que nasce no estado e banha países da América do Sul. O estado tem ainda em seu território o bioma Pantanal, que é a maior planície alagada do mundo. 

"Mato Grosso está entre os maiores produtores de alimentos do mundo, e isso só é possível porque temos uma riqueza enorme de recursos hídricos. Para preservar esses recursos a Sema tem uma política de controle e monitoramento da água.  Mas toda a população tem um importante papel para manter esta riqueza para esta, e futuras gerações", conta a gestora.

A Sema-MT possui 112 pontos de monitoramento de qualidade da água, distribuídos nas três regiões hidrográficas e conta com 39 estações telemetricas para a previsão de eventos climáticos. No entanto, a previsão é chegarmos em 2024 com 80 estações instaladas, um acréscimo de 41 estações, melhorando assim o conhecimento do nível de nossos rios. 

Para custear as ações em prol das águas, o governo recriou no ano de 2020 o Fundo de Recursos Hídricos. O Estado atua também para fomentar a participação social na gestão da água, por meio dos Comitês de Bacias Hidrográficas. Conforme o superintendente de Recursos Hídricos, Luiz Noquelli, esse mecanismo contribui para descentralizar a gestão.

“Acreditamos na importância dos Comitês para o Estado para ouvir quem está na região sobre o uso da água e questões locais, e também compartilhar a responsabilidade e decisões que impactam a vida das pessoas", destaca.

Ao todo, há 10 comitês de bacias hidrográficas ativos no estado: CBH Sepotuba, CBH Alto Araguaia, CBH Alto Teles Pires, CBH Médio Teles Pires, CBH Baixo Teles Pires, CBH Covapé, CBH Cabaçal, CBH Jauru, CBH São Lourenço, CBH Cuiabá. 

Mato Grosso conta também com um Plano Estadual de Recursos Hídricos, instituído pela Lei Estadual nº 2.154, de 28 de setembro de 2009, que norteia as ações do Estado até 2027. 

 

Texto| Lorena Bruschi

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838