Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Sema reafirma compromisso do Governo de MT com agenda climática em evento nacional
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quarta, 15 de Março de 2023, 13h56 | Última atualização em Quarta, 15 de Março de 2023, 13h56 | Acessos: 314 | Categoria: Notícias
Secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti - Foto por: Ascom/Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação
imagem sem descrição.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) participou nesta terça-feira (14.03) do evento "Integração Multinível e Multisetorial para o avanço da Política Climática", realizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), em Brasília (DF). O encontro reuniu especialistas, embaixadores e autoridades da agenda ambiental nacional e internacional para discutir os desafios da crise climática, a cooperação internacional, o compromisso multinível assumido e oportunidades de cooperação entre setores.

A secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso e presidente da Abema, Mauren Lazzaretti, destacou a responsabilidade de todas as instituições para a implementação de ações concretas pelo clima, e o importante papel de Mato Grosso, com a implementação do Programa Carbono Neutro MT. Este é o projeto central do Estado para neutralizar as emissões de carbono até 2035 e conta com a integração com outros órgãos e setor privado. 

"Nós somos parte da solução. A mudança do clima traz impactos para toda a sociedade, e enfrentar esse fenômeno demanda uma governança multinível, com ações em escala global, regional e local. Lembrando sempre que o Brasil é essencial para os resultados que esperamos para o futuro do nosso planeta”, afirmou.  

A gestora avaliou que a atual trajetória para implementar uma economia verde é positiva, mas é necessário avançar muito mais. Para isso, ela destaca as estratégias conjuntas, baseadas na integração entre os governos federal e estadual, setores da sociedade civil e da iniciativa privada, além da cooperação internacional.

"Esperamos que os debates de hoje possam delinear um caminho para o fortalecimento da agenda climática e ambiental brasileira, com base em novas perspectivas de governança que ampliem e fortaleçam a integração", destacou.

O encontro foi organizado pela Abema, por meio da sua Câmara Técnica do Clima, e contou com o apoio da Plataforma CIPÓ, Instituto Clima e Sociedade (ICS), CDP Latin America, Instituto Ethos, ICLEI, Centro Brasil no Clima (CBC), Under 2 Coalition e Cooperação Brasil-Alemanha, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

Como parte do trabalho da Câmara Técnica do Clima da Abema, está sendo implementado o Roadmap, uma ferramenta de apoio ao planejamento e monitoramento do avanço dos estados nos compromissos climáticos, que está disponível no site www.abema.org.br.

Entre as autoridades presentes, os ministros de Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o governador do Espírito Santo e líder do Consórcio Brasil, Renato Casagrande, o secretário-executivo do Iclei América do Sul, Rodrigo Perpétuo, o Embaixador da União Europeia, Ignácio Ybáñez, o coordenador da Rede Clima, Moacyr Araújo.

 

Texto | Lorena Bruschi

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838