Cento e oitenta e quatro servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), com mais de 25 anos de serviços prestados ao órgão ambiental, foram homenageados nesta segunda-feira (15), em cerimônia realizada no auditório Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás. A “Condecoração por Tempo de Serviço” é regulamentada por meio do Decreto Estadual 6.688/05.
A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, enfatizou a importância do trabalho realizado pelos servidores ao longo dos anos para o fortalecimento da gestão ambiental no Estado de Mato Grosso.
“A Sema de hoje, reconhecida nacional e internacionalmente, por sua capacidade técnica, por sua inovação, por sua coragem institucional e por seu protagonismo nas agendas ambientais e climáticas não surgiu do acaso. Ela é fruto do trabalho acumulado de geração de servidores que ajudaram a construir bases sólidas, muitas vezes em tempos mais difíceis quando os instrumentos eram escassos, os recursos limitados e o reconhecimento quase inexistente”, afirmou.
Para a servidora pública aposentada, Solange Cruz, o reconhecimento marca uma trajetória marcada por ética, compromisso e contribuição exemplar para o fortalecimento da gestão ambiental. “Base para que este Estado hoje esteja em destaque nacional em vários quesitos em nosso tema, dos quais citamos s políticas de recursos hídricos, de resíduos sólidos, e de educação ambiental como intersetoriais”, ressaltou.
Ainda na ativa, a servidora Gabriela Priante, destacou que embora o seu tempo de serviço público na ativa esteja se encerrando, ela ainda sente que tem uma missão a cumprir. Enfatizou ainda a particularidade do Estado em ser pioneiro em questões ambientais.
“Essa fama do pioneirismo é fruto do trabalho, do esforço, da dedicação e do comprometimento de cada servidor que pôde contribuir e continua contribuindo com o apoio dos gestores”, afirmou.
Dos 184 servidores homenageados, 103 estão aposentados .
Texto: Clênia Goreth