
O Comitê Estadual de Gestão de Fogo, presidido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), e a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) prorrogaram o período de recebimento de sugestões da população para a construção de estratégias para o enfrentamento aos incêndios florestais do Estado de Mato Grosso. O prazo para envio de sugestões, por meio de formulário disponível no site da Sema desde fevereiro, foi prorrogado para o dia 10 de maio.
Segundo o secretário executivo do Comitê de Gestão do Fogo, coronel Dércio Santos da Silva, um dos eixos importantes para o combate ao fogo é a integração através da participação popular. Explicou que a proposta é possibilitar a contribuição civil para o aprimoramento das ações que serão desenvolvidas no decorrer deste ano e seguintes. Acesse aqui o formulário.
O levantamento é organizado em quatro etapas: prevenção, preparação, resposta e responsabilização. As sugestões recebidas passarão por análise de viabilidade das Câmaras Técnicas, para possível inclusão nos instrumentos estratégicos das agências integrantes do Comitê, para o período de 2025 em diante.
Comitê do Fogo
O Comitê Estadual de Gestão do Fogo tem como objetivo promover ações de prevenção, preparação, monitoramento, controle, resposta rápida e responsabilização aos incêndios florestais em Mato Grosso.
Compõem o Comitê: Secretarias do Governo do Estado (como Sema, Corpo de Bombeiros e Casa Civil), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Exército Brasileiro, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e demais instituições públicas, empresas privadas, ONGs e entidades de classe.
* Texto: Yasmin Yegros (Com supervisão de Clenia Goreth )