A Secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), Mauren Lazzaretti, destaca a atuação intensa e posicionamentos relevantes da Abema frente às muitas pautas ambientais que dominam o debate político e econômico nacionais, afirmando que a entidade precisa se fortalecer cada vez mais para defender os interesses dos Estados e encaminhar uma agenda comum.
Nesse sentido, a presidente enaltece a importância de levar os encontros da entidade a todos os Estados. “Conhecer a realidade e o trabalho de cada um nos credencia a falar sobre o que somos e fazemos”, afirma.
A fala da secretária aconteceu durante um encontro de secretários e dirigentes de órgãos ambientais estaduais na 118ª Reunião Ordinária da Abema, realizado em Campo Grande.
Um dos assuntos tratados durante a reunião foi a comemoração dos 40 anos que a entidade completa em 2025, além da participação da Abema na COP 30. A última reunião de 2024 foi realizada nessa quinta-feira (28.11) com avaliação das ações deste ano e planejamento para 2025.
“Em 2024 nós tivemos a participação da Abema na COP 16 Biodiversidade e na COP 29 do Clima. Em relação a COP 16, nós apresentamos os resultados e entre eles a parceria que firmamos para ter a Casa da Abema na COP 30, vamos ter a Casa da Biodiversidade e do Clima lá em Belém (PA) ”, comentou a presidente da entidade.
A secretária-adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos, da Sema (MT) Lilian Ferreira dos Santos, por sua vez, participou da reunião que discutiu temas técnicos como o posicionamento dos Estados em relação à Resolução do Conama, que vai trazer critérios mínimos para a emissão de autorizações de supressão vegetal no país.
“É sempre uma oportunidade para os estados discutirem pautas comuns e fazer os encaminhamentos em conjunto para demonstrar a união e a importância do trabalho feito”, afirmou a secretária-adjunta.
POLÍTICA AMBIENTAL
Antes de ir para Mato Grosso do Sul, a secretária de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso cumpriu agenda em Brasília (DF), ao participar da 27ª Reunião da Comissão Tripartite Nacional (CTN). A CTN é uma ferramenta essencial para a articulação e funcionamento de todo o Sistema Nacional do Meio Ambiente.
Mauren Lazzaretti também esteve presente no lançamento da nova edição da ABNT NBR 10004, que aborda a classificação de resíduos sólidos, realizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em parceria com o Conselho Federal de engenharia e Agronomia (Confea) e a Abema.
*Texto: Cirlene Lopes Sema-MT