A Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) publicou uma cartilha com orientações sobre o serviço e as principais funções e características do setor, além de orientações sobre quando e como acioná-la para denúncias, sugestões, dúvidas ou acompanhar solicitações de reclamações pelo Fale Cidadão.
"A Ouvidoria Setorial facilita a comunicação entre a população e a Secretaria de Meio Ambiente, contribuindo para a melhoria das políticas ambientais e da prestação de serviços da mesma. Nesse sentido, a cartilha é importante porque orienta os cidadãos sobre como registrar suas manifestações de forma eficaz, garantindo transparência nas tratativas", destacou a ouvidora setorial da Sema, Pamella Nascimento.
Com objetivo de receber, ouvir e analisar as manifestações dos cidadãos, colaboradores e usuários dos serviços da Sema, a ouvidoria da Sema busca soluções adequadas para aprimorar a qualidade dos processos internos e a satisfação do cidadão, visando corrigir falhas e buscar melhoria dos serviços prestados pela instituição.
As manifestações recebidas também são utilizadas para elaborar relatórios e diagnósticos sobre os serviços prestados com sugestões de melhorias. O procedimento segue a ordem de registro, análise, envio ao setor responsável e resposta ao cidadão.
Se a manifestação tiver sido feita por meio do Fale Cidadão, o usuário deve clicar em “acompanhe sua manifestação” utilizando o protocolo e senha de acesso recebidos no momento do cadastro. Caso tenha informado o e-mail, receberá nele as notificações. Se não concordar com a resposta recebida, pode registrar uma nova manifestação em relação à resposta recebida, explicando o motivo da sua insatisfação.
Contato
Para enviar sugestões, denúncias, dúvidas e reclamações entre em contato com a Ouvidoria pelos telefones pelo número 3613-7398 e 98153-0255 (por telefone ou whatsapp), pelo email ouvidoria@sema.mt.gov.br ou Fale Cidadão da CGE, das 7:00 às 13:30.
*Texto: Renata Prata Sema-MT